Rio Branco registrou a segunda menor temperatura entre as capitais na madrugada

Por Wanglézio Braga

Segundo o portal Clima Tempo, a capital do Acre, Rio Branco, registrou durante a madrugada a segunda menor temperatura entre as capitais do Brasil, 18,9°C. O ar frio de origem polar conseguiu avançar e atingir parte da Região Norte nesta segunda-feira (13) onde começou com friagem especialmente no Acre e no sul de Rondônia. O resfriamento mais acentuado foi sentido em Epitaciolândia que teve mínima de 17,2°C.

Os dados são da estação convencional do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). No Acre, foi a segunda madrugada mais fria do ano, só perdendo para o dia 7 de abril, quando a mínima foi de 17,8°C.

Ainda ontem, as capitais Rio Branco, Cuiabá (MT) e Campo Grande (MS) registraram a tarde mais fria de 2019 até agora, com a menor temperatura máxima do ano.

A FRIAGEM CONTINUA

A “friagem” é um termo na meteorologia usado para a queda de temperatura observada na Região Norte, toda vez que é provocada pela passagem do ar polar.  

Segundo o Clima Tempo, outra massa polar chega ao país e deve provocar mais friagem em áreas do Norte nos próximos dias e deve reforçar o resfriamento que já está sendo observado entre parte das Regiões Centro-Oeste e Norte. Há condições para que as duas próximas madrugadas sejam até um pouco mais frias. A friagem ainda pode ocorrer até a quinta-feira (16).

Para amanhã (15) muitas nuvens ainda se espalham e o tempo fica mais aberto com predomínio de sol. Já as outras áreas da Região Norte continuam no padrão de períodos de sol, calor e pancadas de chuva acompanhadas por raios.


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.