Socorro Neri preside primeira reunião do ano da Amac

A prefeita Socorro Neri presidiu nesta quinta-feira, 13, a primeira reunião ordinária geral da Associação de Municípios do Acre (Amac) do ano. Além dos prefeitos acreanos, o encontro também contou com a participação do governador Gladson Cameli e do senador Sérgio Petecão.

Previdência Social, instrumentos de combate à corrupção, recursos da cessão onerosa do pré-sal para os municípios, e as ações do Programa Calha Norte do governo federal dominaram a pauta. A convite da prefeita Socorro Neri, o general Ubiratan Poty, diretor do programa, veio ao Acre para participar da reunião com os prefeitos e falar sobre as ações desenvolvidas em toda a Amazônia. De acordo com o general, o Calha Norte é fundamental para o presente e para o futuro do Brasil, porque ajuda a garantir a soberania nacional e estimular o desenvolvimento regional.

"Se contarmos os anos de 2017, 2018 e 2019, que são recursos que estão ainda em execução, nós temos R$ 162 milhões de emendas parlamentares. A bancada federal do Estado do Acre, ao longo dos anos, tem aportado recursos significativos no Calha Norte. O que aumenta ainda mais nosso compromisso de apresentarmos melhores resultados e somarmos esforços com a Associação de Municípios do Acre", pontou.

A prefeita Socorro Neri aproveitou a vinda do general e repassou ao Calha Norte um conjunto de projetos desenvolvidos pela Amac e que podem ajudar prefeituras de toda região amazônica onde atua o programa.

"Tudo o que nós da Amac queremos é contribuir para que os municípios sigam fazendo boas gestões, com transparência, efetivas e da forma correta como diz nossa legislação. Queremos atender bem a população acreana. Nós aproveitamos essas reuniões ordinárias para fazer também esse compartilhamento de informações, alinhamento com os prefeitos, discussão com representantes de instituições que têm essa interface com os municípios. O general Poty já residiu aqui no Acre, foi coordenador do Exército Brasileiro em Assis Brasil e Brasileia. Então pra nós prefeitos é uma alegria, nos dá um ânimo novo tê-lo aqui como diretor do Calha Norte", finalizou a prefeita.

 

ASSESSORIA


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.