Sérgio Moro receberá honraria Grã-Cruz do quadro especial da ordem da Estrela do Acre

Por Wanglézio Braga

Pisando em solo acreano pela primeira vez como Ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, vai ganhar uma das maiores honrarias do Governo do Acre a personalidades públicas e políticas: Grã-Cruz. Na edição de hoje (13) do Diário Oficial do Estado (DOE), o governador Gladson Cameli (PP) e o chefe da Casa Civil, José Ribamar Trindade publicaram o Decreto que concede a insígnia a Moro no Quadro Especial da Ordem da Estrela do Acre.

A homenagem é dada a pessoas que tem uma história de vidas e de luta em prol do povo do Acre, dentro e fora do Acre dedicando a esta terra o seu trabalho. Além de Sérgio Moro, o secretário nacional de Segurança, Guilherme Theophilo, general da reserva do Exército brasileiro também será agraciado com a honraria.  A solenidade de entrega ocorrerá na próxima segunda-feira 18 de novembro, no Palácio Rio Branco.

Tanto Moro quanto Guilherme irão cumprir extensa agenda no Acre, com entrega de 127 viaturas para a área da Segurança Pública e participarão ainda, em Cruzeiro do Sul, da inauguração da UPA na cidade.

O horário exato da chegada do Ministro no Aeroporto Internacional de Rio Branco ainda não foi divulgado. O Governador Gladson Cameli e sua equipe deve recebê-lo ainda na pista de pouso.

A vinda de Sérgio Moro deve ser marcada ainda por lançamento de operações bem como adesão ao pacote de medidas do anticorrupção. Entre as medidas, a construção de uma delegacia especializada em casos de corrupção. Até agora, o estado do Acre ainda não criou tal dispositivo. Da região norte, apenas Rondônia e Amazonas possuem esse tipo de delegacia. 


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.