Gladson volta atrás e oficializa Hedislande Gadelha na Comunicação do Estado

Por Wanglézio Braga

A segunda-feira (13) trouxe um decreto curioso no Diário Oficial do Acre (DOE). O governador Gladson Cameli, do PP, voltou atrás sobre a polêmica da nomeação de Hedislande Gadelha no setor da Secretaria Estadual de Comunicação do Estado (SECOM).

Na edição de hoje, sem citar nomes, o executivo decretou “Tornar sem efeito o Decreto número 1.438, de 22 de março de 2019, publicado no Diário Oficial do Estado número 12. 517, de 25 de março de 2019, página 2/3”. O decreto tornado sem efeito diz respeito à nomeação de Hedislande, ou seja, pelo ato governamental, o rapaz voltou a fazer parte, oficialmente, da equipe de governo.

Em março, o executivo após muita pressão popular exonerou o “influenciador digital” dos quadros do executivo. Na realidade, Gadelha que é funcionário da Prefeitura Municipal de Rio Branco foi cedido para a SECOM ganhando uma CEC-6.

A crítica mais pontuada é que Hedislande, nos últimos governos da Frente Popular do Acre (FPA), proferia ácidas críticas contra partidos oposicionistas inclusive contra o próprio Gladson e o vice-governador, Wherles Rocha (PSDB). Naquele mês, a nomeação de Gadelha foi justificada pelo executivo como um “erro da minha equipe”. 

A nossa equipe de reportagem entrou em contato com a diretoria da SECOM para saber o que levou o executivo a voltar atrás com a decisão, mas fomos informados que o “governo, por enquanto, não vai falar sobre o assunto”. 


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.