Gladson altera nome do Mercado dos Colonos: Decreto é publicado no DOE

Por Wanglézio Braga

Foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta segunda-feira (13) o Decreto N° 3607/2019 que muda o nome do antigo Mercado dos Colonos, no centro da capital, para Mercado dos Colonos Olavo da Farmácia. A mudança acorreu após apresentação de Projeto de Lei na Assembleia Legislativa (Aleac) pelo deputado Chico Viga (BUPAC). O decreto foi assinado pelo governador Gladson Cameli (PP).

Olávio Alves Deocleciano, o homenageado, nasceu em Rio Branco e ganhou fama ao ajudar os mais pobres que não tinham condições de pagar por um medicamento. A sua própria drogaria foi criada nas dependências do mercado. A popularidade de Olavo da Farmácia foi além a ponto de ganhar uma eleição para vereador, sendo o mais votado nas eleições de 2004, mas ele não assumiu o mandato tendo em vista que morreu vítima de problemas no coração.

“A homenagem pretendida nada mais é que justo reconhecimento por sua trajetória de vida e pelos relevantes serviços prestados a sociedade acreana. Homenagens como esta possui alto valor cultural pela memória que preserva de um ilustre nome da historia do nosso estado; mas possui também uma mensagem educativa para todos, na medida em que a perpetuação da Iembrança de seres humanos prestativos, como Olavo da Farmácia, reflete modelos de vida e de trabalho que atuam como fonte de inspiração e exemplo a ser seguido, por todos, em especial pela juventude, tão carente de modelos ou lideres. Além de nos trazer a grande lição que uma sociedade se compõem daqueles que deixaram seus legados, bem como dos que dão continuidade a sua historia”, justificou o autor da matéria.