Principal ponto de encontro dos idosos, Senadinho volta com atividades dançantes

Por Wanglézio Braga

Principal ponto de encontro da melhor idade, o Senadinho que funciona no centro de Rio Branco voltou oferecer os famosos bailes após extensos dias de luto. Com a morte de um integrante da banda ocorrida no início de maio, a coordenação do espaço escolheu o “Dia dos Namorados”, comemorado hoje (12), para retornar com diversas atividades.

O Senadinho ganhou força ainda no Governo de Jorge Viana, funciona há 18 anos. De lá para cá, se tornou principal espaço de diversão e descontração de 250 idosos. Os serviços oferecidos são variados, segundo Wilson Araújo, coordenador do Senadinho, os anciãos aproveitam para rever os amigos, gastar energia, paquerar e até fazer pequenas consultas médicas e o melhor: Tudo de graça.

“Há anos, o Senadinho deixou de ser apenas um local para dançar. Aqui os nossos idosos participam de atividades lúdicas, comemorações, tomam água, café, aferem a pressão, glicose e ainda participam de um projeto de turismo”, comenta.

Duas bandas se revezam no palco onde animam o público com música raiz e típicas do nordeste. No período do verão, por funcionar nas dependências da Secretaria de Gestão Administrativa (SGA) e ser um local aberto, as atividades acontecem ao céu aberto. No inverno, quando o estado é castigado pela chuva, o Casarão, próximo a Praça da Revolução, passa a receber as atividades.

Wilson ressalta que o ambiente é acolhedor e único. Muitos médicos, preocupados com a solidão e o abandono dos idosos, sugerem visitas pelo menos uma vez por mês ao espaço. Ele diz que as atividades no Senadinho promovem bem estar e que chega a “massagear o ego e promovem a longevidade dos idosos”.

Por meio do Senadinho, alguns têm oportunidades únicas, por exemplo, de viajar. Um projeto executado recentemente leva dezenas de senhoras e senhores para passeios em municípios do interior. “Muitos deles passaram a vida inteira trabalhando e não tiveram nem uma oportunidade de viajar. Alguns não conhecem Brasiléia, Tarauacá ou Cruzeiro do Sul. Na semana passada, a gente conseguiu viajar para Sena Madureira onde pudemos até almoçar com o prefeito. Motivo de muita alegria para todos nós”, completa.

Os bailes dançantes ocorrem sempre às quartas-feiras. Para quem deseja participar das ações de turismo é preciso consultar a coordenação do Senadinho e ver os requisitos necessários.