Principal ponto de encontro dos idosos, Senadinho volta com atividades dançantes

Por Wanglézio Braga

Principal ponto de encontro da melhor idade, o Senadinho que funciona no centro de Rio Branco voltou oferecer os famosos bailes após extensos dias de luto. Com a morte de um integrante da banda ocorrida no início de maio, a coordenação do espaço escolheu o “Dia dos Namorados”, comemorado hoje (12), para retornar com diversas atividades.

O Senadinho ganhou força ainda no Governo de Jorge Viana, funciona há 18 anos. De lá para cá, se tornou principal espaço de diversão e descontração de 250 idosos. Os serviços oferecidos são variados, segundo Wilson Araújo, coordenador do Senadinho, os anciãos aproveitam para rever os amigos, gastar energia, paquerar e até fazer pequenas consultas médicas e o melhor: Tudo de graça.

“Há anos, o Senadinho deixou de ser apenas um local para dançar. Aqui os nossos idosos participam de atividades lúdicas, comemorações, tomam água, café, aferem a pressão, glicose e ainda participam de um projeto de turismo”, comenta.

Duas bandas se revezam no palco onde animam o público com música raiz e típicas do nordeste. No período do verão, por funcionar nas dependências da Secretaria de Gestão Administrativa (SGA) e ser um local aberto, as atividades acontecem ao céu aberto. No inverno, quando o estado é castigado pela chuva, o Casarão, próximo a Praça da Revolução, passa a receber as atividades.

Wilson ressalta que o ambiente é acolhedor e único. Muitos médicos, preocupados com a solidão e o abandono dos idosos, sugerem visitas pelo menos uma vez por mês ao espaço. Ele diz que as atividades no Senadinho promovem bem estar e que chega a “massagear o ego e promovem a longevidade dos idosos”.

Por meio do Senadinho, alguns têm oportunidades únicas, por exemplo, de viajar. Um projeto executado recentemente leva dezenas de senhoras e senhores para passeios em municípios do interior. “Muitos deles passaram a vida inteira trabalhando e não tiveram nem uma oportunidade de viajar. Alguns não conhecem Brasiléia, Tarauacá ou Cruzeiro do Sul. Na semana passada, a gente conseguiu viajar para Sena Madureira onde pudemos até almoçar com o prefeito. Motivo de muita alegria para todos nós”, completa.

Os bailes dançantes ocorrem sempre às quartas-feiras. Para quem deseja participar das ações de turismo é preciso consultar a coordenação do Senadinho e ver os requisitos necessários.


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.