Já choveu 56% da média para o mês de fevereiro em Rio Branco, diz pesquisador

Por Wanglézio Braga

A metade de fevereiro ainda não chegou e na capital acreana, Rio Branco, recebeu 56% do quantitativo de chuva esperada para todo o mês. De acordo como o pesquisador, Davi Friale, do Portal O Tempo Aqui, somente na última segunda-feira (10), em Rio Branco, choveu 64,8mm. Foram registradas rajadas de vento com velocidade de 41km/h, da direção noroeste, em Cruzeiro do Sul, entre 13h e 14h.

“Os maiores acumulados pluviométricos, estimados entre 30 e 60mm, ocorreram nos municípios de Rio Branco, Acrelândia, Plácido de Castro, Porto Acre e Marechal Thaumaturgo e nos vales dos rios Xapuri, Rola, Tarauacá, Muru e Envira”, informou Friale.

No mês, as chuvas já totalizam 160mm, ou seja, 56% da média de fevereiro, que é 285mm. No mês anterior, janeiro, choveu apenas 125mm na capital do Acre. A tendência para os próximos dias, segundo Friale e os pesquisadores do Sistema de Proteção da Amazônia (SIPAM), é de mais instabilidade no estado gerando chuvas pontuais.

Friale informou que nos próximos dias, nos estados do Acre, Rondônia, Amazonas, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Bolívia (planícies e encostas dos Andes) e Peru (região de selva e encostas dos Andes) o “Tempo úmido, com chuvas pontuais, que podem ser fortes e acompanhadas de raios, principalmente na parte da tarde e nas primeiras horas da noite, vai predominar, pelo menos, até a próxima sexta-feira (14)”.

Já o SIPAM, informa a Zona de Convergência do Atlântico Sul - ZCAS, continuará atuante, provocando a formação de nuvens de chuvas por todas as regiões. A previsão será de tempo variando entre nublado a encoberto e a previsão será de pancadas de chuvas e trovoadas em todo o Estado Acreano. Para quinta-feira (13), será de grandes instabilidades com chuvas e trovoadas em determinadas áreas.