Governo inicia expediente corrido nesta sexta-feira

Servidores públicos estaduais iniciam expediente corrido, às sextas-feiras, a partir do próximo dia 13. O trabalho nos órgãos e entidades da administração estadual terá início às 7 horas e será encerrado às 13 horas. A medida foi publicada no dia 19 de agosto no Diário Oficial do Estado (DOE).

De acordo com o decreto nº 3.803, assinado pelo governador Gladson Cameli, a medida visa, principalmente, o bem-estar dos mais de 34,6 mil servidores públicos estaduais, além de assegurar os princípios da economicidade e eficiência da gestão pública.

“Esta foi uma maneira que encontramos para recompensar nossos valorosos servidores públicos que prestam um excelente serviço à sociedade acreana e também temos levantamentos que comprovam que a procura por atendimento cai substancialmente nas secretarias e órgãos do governo durante a tarde, sobretudo, nas sextas-feiras”, pontuou o secretário da Casa Civil, José Ribamar Trindade.

Os atendimentos nas Organizações das Centrais de Atendimento (OCA) de Rio Branco e de Xapuri serão realizados das 7 às 13 horas nas sextas-feiras. “Vamos seguir o que determina o decreto. Os cidadãos que já estiverem dentro das centrais, serão atendidos normalmente”, informou a diretora da OCA Rio Branco, Bernadete Campos Pinheiro.

O decreto publicado no DOE deixa claro que os serviços públicos essenciais como saúde e segurança, estão assegurados integralmente de modo que a população não sofra nem um tipo de prejuízo. Os setores administrativos da Secretaria de Segurança seguirão o decreto, já os atendimentos nas delegacias serão realizados normalmente.

 

Agência


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.