Inscrições para o ProUni começam nesta terça-feira (11)

As inscrições para o Programa Universidade para Todos, o ProUni, do segundo semestre de 2019, começam nesta terça-feira (11). Os interessados em conseguir uma bolsa de estudo em uma instituição particular de ensino superior terão até esta sexta (14) para entrar na internet e fazer a inscrição. O site é o prouniportal.mec.gov.br.

Lembrando que para se candidatar é preciso ter feito o Enem do ano passado, ter obtido uma nota mínima de 450 pontos na média aritmética nas provas e não ter tirado zero na redação. Outra exigência é que o aluno não tenha diploma de curso superior.

Vale destacar ainda que outro requisito para concorrer a bolsa é que o aluno tenha cursado o ensino médio completo em escola pública ou em instituição privada como bolsista integral. Também podem participar do programa estudantes com deficiência e professores da rede pública.

Existem dois tipos de bolsas: as parciais e as integrais. As bolsas de estudo parciais oferecem 50% do valor da mensalidade. Já as integrais são de 100%. As bolsas parciais contemplam os candidatos que têm renda familiar bruta per capita de até 3 salários mínimos. Já as bolsas integrais são destinadas a estudantes com renda familiar bruta per capita de até um salário mínimo e meio.

A divulgação do resultado da primeira chamada está prevista para próxima terça-feira, dia 18 de junho. Já a segunda chamada será no dia 2 de julho.

Quem for pré-selecionado deverá ir à instituição de ensino escolhida para comprovar as informações entre os dias 18 e 25 de junho. E, aqueles que forem selecionados na segunda chamada, terão que comparecer a instituição de 2 a 8 de julho. A lista de espera, caso as vagas não sejam ocupadas, fica disponível no site para consulta pelas instituições de ensino no dia 18 de julho.

 

 

Agência do Rádio


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.