Promotor vai investigar a Secretaria de Educação por usar escola para atividades não relacionadas ao ensino

Por Wanglézio Braga

A Secretaria de Educação, Cultura e Esporte do Acre vai ser investigada pelo Ministério Público do Estado (MPAC) por utiliza parte das dependências da Escola Estadual Heloísa Mourão Marques para atividades não relacionadas ao ensino, com potencial prejuízo à oferta do serviço de educação de qualidade.

Uma portaria assinada pelo promotor de justiça, Ricardo Coelho, publicada nessa quarta-feira (09), anunciou abertura do Inquérito Civil. Em suas considerações, o promotor citou várias resoluções dos Conselhos Municipal e Estadual de Educação e até artigos da Constituição federal.

No dispositivo, Coelho requisitou ao Secretário informações o fato e as providências que serão adotadas. Ele pediu ainda que a Vigilância Sanitária Municipal e o Corpo de Bombeiros façam vistorias na unidade.

Ricardo Coelho não parou por aí. Ele pediu ao Núcleo de Apoio Técnico do Ministério Público do Estado do Acre (NAT) a elaboração de relatório de vistoria da sede da unidade de educação por profissional da área de engenharia civil.

Nossa equipe tentou, no início da tarde, contato com a Secretaria de Educação por meio de sua assessoria de comunicação, mas a responsável não foi localizada. 


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.