Prefeitura lança programação com ações voltadas à prevenção do suicídio e valorização da Vida

Setembro Amarelo: Prefeitura lança programação com ações voltadas à prevenção do suicídio e valorização da Vida

A Prefeitura de Rio Branco por meio da Secretaria Municipal de Saúde, lançam a campanha Setembro Amarelo. O mês faz alusão a prevenção ao suicídio e reforça as informações e as políticas públicas em torno do assunto. Durante todo o mês serão realizadas ações na capital para mostrar as alternativas existentes para se combater o suicídio.

A campanha tem sua importância, pois esse é um problema de saúde pública que estamos encarando agora, o suicídio, é causado, principalmente, pelo desconhecimento das pessoas. As causas do suicídio e os tratamentos para evitar que ele aconteça também não são conhecidos por todos. Muitas vezes, familiares e amigos não reconhecem os sinais de que alguém próximo pode tirar a própria vida. E ainda, muitas vezes, a própria vítima não entende que precisa de ajuda e acaba se afundando cada vez mais em solidão. Por isso, é preciso falar sobre suicídio e discuti-lo abertamente.

Em 2014, um relatório da OMS (Organização Mundial da Saúde) apontou que o Brasil é o 8º país com a maior taxa de suicídios do mundo. Em Rio Branco - AC no ano de 2018, o Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (HUERB) registou 1132 atendimento no plantão psicológico, sendo que deste número (394 pessoas) deram entrada com tentativas de suicídio notificadas e acompanhadas na HUERB.

No dia 10 de setembro de 2019, será realizado um ato em alusão ao Mês de Prevenção do Suicídio e valorização da Vida com parceria da Policia Militar do Estado do Acre/ Setor de Ação Social da PM.

 

 

ASSESSORIA


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.