Deracre recupera ramais no entorno de Rio Branco

O Departamento de Estradas de Rodagem Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária do Acre (Deracre) vem trabalhando para melhorar as vias rurais em todo o estado. Por meio do programa Ramais do Acre, as ações do governo alcançam também o entorno da capital, como é o caso da microrregião do Ramal Baixa Verde, que fica a 35 quilômetros de Rio Branco, na estrada que dá acesso ao município amazonense de Boca do Acre. A missão do órgão é fazer melhorias, inicialmente, em 38 quilômetros de ramais.

De acordo com a tecnóloga Rita Soares, as obras na região do Baixa Verde começaram no início de agosto e já estão com mais de 60 dias em andamento. O cronograma está dentro da normalidade. Soares afirmou que em todas as comunidades as ações foram muito bem recebidas. “Eles ajudam como podem, oferecem estadia e até alimento para o pessoal. A população nos recebe muito bem”.

Ainda segundo ela, um morador da região contou-lhe que há pelo menos quatro anos os ramais da região não recebiam qualquer benfeitoria. A operação inclui recuperação de 10 km do Ramal Baixa verde, 3 km do Ramal Guarani, 9 km do Ramal do Mediterrâneo, 8 km do Ramal da Lua e 4 km do Ramal São Francisco.

Foi feita ainda a abertura do Ramal do Amor com 2 km. Somente neste ramal foram beneficiadas oito famílias, que tiveram sua passagem fechada por um fazendeiro que comprou a área de terra que dava acesso as famílias ao Ramal do Guarani. Ao passar uma cerca, ele as isolou.

O Deracre colocou seis equipamentos em funcionamento para a execução da obra: um trator de esteira, uma motoniveladora, uma pá carregadeira, uma retroescavadeira, um caminhão basculante e um caminhão carga seca, para transporte de pessoal.

 

 

Agência


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.