O Rio Branco

Hoje é 17 de Dezembro de 2018

Geral

Secretaria de segurança instala equipamentos para rastrear veículos roubados na capital

05 de Outubro de 2018 às 16:51:09

Lília Camargo

Nos últimos dias, através das redes sociais, internautas passaram a questionar a implantação de equipamentos que vem sendo instalados nas entradas das principais pontes da capital.

A semelhança com um radar daqueles que geram multas ao ultrapassar um sinal vermelho ou por excesso de velocidade gerou repercussão negativa, mas, segundo o secretário de segurança, Wanderley Thomas, os equipamentos irão ajudar no combate à crimes contra o patrimônio.

"Nos estamos usando a tecnologia contra a criminalidade. Esses equipamentos não têm qualquer relação com arrecadação ou com multas, eles visam fazer o monitoramento de veículos furtados e roubados de modo que quando forem alvo de crimes, nós tenhamos como saber por onde ele passou e tentar restitui-lo ao seu proprietário", disse Wanderley.

Ainda segundo o secretário, as câmeras irão fazer a leitura das placas dos veículos que passarem pelos locais onde estão instaladas e se estiverem com restrição, um alarme sonoro irá soar no Centro Integrado em Operações (Ciosp), que vai acionar os policiais mais próximos da região para recuperá-lo.

"Essas câmeras estão colocadas em pontos estratégicos, elas fazem a leitura de placas. Então no momento em que um veículo for roubado ou furtado, aquela placa será incluída no sistema com restrição e será feito o acompanhamento online pelo Ciosp através dessas câmeras. Quando passar pelo local, um sinal sonoro alertará onde ele está e as equipes estarão prontas para perseguir se for o caso, abordar, efetuar prisões e recuperar o bem", finalizou




Compartilhar