Ministro da Infraestrutura confirma que a ponte sobre o Rio Madeira vai ser entregue ainda neste ano

Por Wanglézio Braga

Via Twitter, o Ministro da Infraestrutura do Governo Federal, Tarcísio Gomes, anunciou que a tão esperada ponte sobre o Rio Madeira, na região do Abunã, em Rondônia vai ser concluída ainda em 2020. A obra vem sendo realizada desde o governo Dilma Rousseff (PT), seguiu no governo Michel Temer (MDB) e parou no Governo Bolsonaro (SEM PARTIDO).

O motivo da paralisação da obra foi a mudança no projeto original tendo em vista as últimas alagações da BR-364. Um dos trechos da estrada que liga o Acre ao restante do país, por via terrestre, recebeu manutenção e elevação. Esse processo já foi concluído, no entanto, as cabeceiras da ponte tiveram as obras paralisadas por falta de verbas.

Em março deste ano, após meses de suspensão dos serviços, uma empresa terceirizada pelo Consórcio Arteleste, detentora das obras da Ponte iniciou os trabalhos de pavimentação asfáltica do acesso à cabeceira esquerda do manancial. Um cronograma oficial não foi disponibilizado pela empresa e nem pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), mas, a expectativa é de asfaltamento de 900 metros de acesso ao lado esquerdo do Rio. Também pavimentação de 1084 metros da ponte.

Na ponte, ainda faltam asfalto e a sinalização viária, que, segundo o DNIT, é a parte de acabamento. Em novembro do ano passado, o DNIT anunciou o adiamento, para dezembro de 2020, da inauguração da ponte sobre o Rio Madeira. As obras estão sendo realizadas desde 2014 com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O objetivo do dispositivo é interligar os Estados do Acre e parte de Rondônia com o resto do país. Mais de R$ 130 milhões de reais já foram gastos com o dispositivo.  

No último dia 02 de junho, pelo Twitter, o responsável pela pasta da infraestrutura do Governo Bolsonaro anunciou que a obra vai ser entregue ainda neste ano. “Essa é a ponte sobre o Rio Madeira (Abunã), na BR-364/RO, que vai ligar em definitivo o Acre à malha rodoviária nacional. Refizemos o projeto de seus acessos em tempo hábil, corrigindo problemas com o solo da região. Obra prevista pelo Governo @JairBolsonaro  p/ conclusão em 2020”, escreveu Tarcísio.

 


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.