O Rio Branco

Hoje é 20 de Agosto de 2018

Geral

Sebrae investe na cadeia produtiva do leite no Acre

03 de Agosto de 2018 às 14:46:21

Programa “EvoluiLeite” envolve 75 produtores em capacitação e inovação tecnológica

Fortalecer a cadeia produtiva de leite no Estado, propagar o uso de técnicas inovadoras e apoiar produtores e empreendimentos. Estes são os objetivos do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Acre (Sebrae no Acre) e outras instituições ao lançarem na quinta-feira, 2, o Projeto “EvoluiLeite”. Na ocasião, também foi assinado o Acordo de Resultados da Iniciativa. A solenidade foi realizada no estande Casa do Produtor, no Parque de Exposições Wildy Viana durante a segunda noite da Expoacre 2018.

Além do Sebrae no Acre, fazem parte do projeto a Secretaria de Estado de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e a Federação da Agricultura e Pecuária do Acre (Fapeac). Ao todo, mais de R$2 milhões serão investidos no EvoluiLeite, dos quais cerca de 50% serão destinados pelo Sebrae. A ação será desenvolvida até 2020 e envolverá duas empresas do ramo e 75 produtores de nove cidades do Acre.

Mâncio Cordeiro, diretor-superintendente do Sebrae no Acre, declara que os princípios de inovação, tecnologia e gestão nortearão o projeto para que haja maior produtividade no setor e na renda do produtor rural. “É um setor importante que agrega valor com os derivados do leite e que pode contribuir ainda mais com a economia. Essa iniciativa visa garantir que esses 75 produtores e dois laticínios sirvam de exemplo para ampliar essa ação”, comentou.

Para o presidente da Faeac, Assuero Veronez, a pecuária de leite vive uma realidade de pouco incentivo e inércia de produção. Ele avalia que a iniciativa do Sebrae contribui para melhorar ainda mais a qualidade dos produtos e alavancar o setor leiteiro. “Espero que possamos, realmente, mudar o atual panorama. Fico muito feliz e otimista com a iniciativa do Sebrae. Essa parceria é fundamental para mudar o patamar da produção de leite no Acre”.

Segundo Francinei Santos, coordenador do EvoluiLeite, o projeto atua desde a produção até a comercialização do produto. Além da tecnologia, a instituição também vai ofertar acompanhamento nas áreas de gestão, inovação e assistência técnica. “A melhoria do processo produtivo é o gancho da ação. É um projeto integrado para aumentar produtividade, comercialização e chegar, talvez, a uma agroindústria futuramente”, finalizou.

 

AscomSebrae no Acre

 




Compartilhar