Final de semana no Acre com previsão de chuva e possibilidade de trovoadas

Por Wanglézio Braga

Se você aguardava sol nesse final de semana, no Acre, é bom ler essa informação e ouvir o que a meteorologia. Hoje (01), o Sistema de Proteção da Amazônia (SIPAM) enviou um boletim informando as previsões para sábado (02), domingo (03) e adiantou para segunda-feira (04) todas com possibilidade de chuvas intensas.  

Segundo o SIPAM, no sábado o tempo deve variar de nublado a encoberto. A previsão será de pancadas de chuvas e trovoadas a qualquer hora do dia e há risco de chuvas fortes no vale do Juruá.

No domingo será de muita instabilidade no centro leste Acreano. Nessa região, o tempo deve variar de nublado a encoberto e a previsão será de pancadas de chuvas e trovoadas a qualquer hora do dia. “No vale do Juruá o céu deverá apresentar muitas nuvens de chuvas que deixarão o céu nublado durante todo o dia. Nessa região esperasse pancadas de chuvas e trovoadas, entre a tarde e a noite”, diz o boletim.

Para segunda-feira, será um dia de céu nublado em todo o Estado. A previsão é de pancadas de chuvas e trovoadas em todas as regiões do estado Acreano.

O PITACO DO FRIALE

O pesquisador Davi Friale também enxerga um final de semana chuvoso.  “Entre esta sexta-feira e a próxima segunda-feira, ocorrerão chuvas intensas, com alta probabilidade de temporais, no Acre, Rondônia, Amazonas, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Bolívia e Peru”, diz em O TEMPO AQUI.

“A incursão de pulsos úmidos do Atlântico deixa o tempo instável, com chuvas pontuais a qualquer hora, principalmente na parte da tarde e nas primeiras horas da noite, no Acre, Rondônia, Amazonas, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Bolívia (planícies) e Peru (região de selva). Chove forte, com temporais, em algumas áreas, principalmente no Acre, em Rondônia, no Amazonas e no norte da Bolívia”, acrescenta.

Nessa sexta-feira os acreanos, bem cedo, no despertar, sentiram como será o clima neste final de semana. Uma forte chuva caiu na capital, Rio Branco. Por isso, a umidade do ar mínima, na parte da tarde, varia entre 70 e 90%, no leste e no sul do estado, e entre 60 e 80%, nas demais áreas.Os ventos sopram, entre fracos e calmos, da direção sul e variações de sudeste e de sudoeste.

A PASSAGEM DO PLANETA MERCÚRIO

Inerente à previsão do tempo, o pesquisador informou ainda que no próximo dia 11 de novembro, o planeta Mercúrio passará na frente do Sol, podendo ser observado em todo o Brasil. No Acre e proximidades, o fenômeno começará às 7h35min, pelo horário de Rio Branco, e terminará às 13h4min. Estará no meio do Sol, às 10h20min.

“Este fenômeno é conhecido como trânsito de Mercúrio. É como se fosse um pequeno eclipse do Sol proporcionado pelo planeta. O próximo evento deste tipo ocorrerá somente no dia 13 de novembro de 2032. Portanto, aproveite para vê-lo no próximo dia 11 de novembro”.

Friale comenta ainda que “Mercúrio vai aparecer cruzando o Sol como uma minúscula bolinha preta. Poderá ser visto a olho nu, desde que você utilize uma proteção escura adequada para não ferir sua vista. Veja o pontinho preto, um pouco abaixo e à direita, na fotografia do trânsito de Mercúrio ocorrido no dia 8 de novembro de 2006”, concluiu.