Rural Show apresenta técnica de Border Collie no pastoreio

Nascida há mais de 300 anos no Reino Unido, a técnica do "Border Collie no pastoreio do rebanho de ovelhas" será uma das atrações especiais do Rural Show 2014, que acontece de 17 a 20 de julho, em Nova Petrópolis, no Rio Grande do Sul.

Durante o evento, serão realizadas apresentações de cães da raça pela Associação Gaúcha de Border Collie ??? AGBC, através do pastoreio de um cão com um pequeno grupo de ovinos.

Os animais demonstrarão suas habilidades, disciplina, precisão e disposição em rotinas de manejo e condução de ovinos, a partir de diversos tipos de comando do adestrador.

Utilizada há mais de duas décadas no Brasil, a técnica empregada no adestramento do Border Collie faz com que seja possível que apenas um animal cuide de 100 até 500 ovelhas. O treinamento inicia entre os oito e doze meses de vida do cachorro e dura, no mínimo, seis meses.

O Rural Show é organizado pela Cooperativa Piá, em parceria com Emater / RS ??? ASCAR e a Prefeitura Municipal de Nova Petrópolis.


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.