Espetáculo Interativo Chico Mendes será apresentado na SBPC

A 66ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) será realizada entre os dias 22 e 27 deste mês, em Rio Branco. Como parte da extensa programação, o Espetáculo Interativo Chico Mendes, que tem como autor o professor e doutor Mário Lima Brasil, será exposto ao público.

A exibição conta com balé, orquestra e projeções em mapping, e começa às 21h30 do dia 22. Mais de 100 atividades estão no cronograma do evento, que terá a participação de pesquisadores do Brasil e do exterior, além de gestores do sistema de ciência e tecnologia. Serão 51 conferências, 62 mesas-redondas, 54 minicursos, 16 encontros, sete sessões especiais e cinco assembleias.

Em resumo, o espetáculo se baseia em uma carta escrita por Chico Mendes, que fala de um sonho socioambientalista aos jovens do futuro do ano 2120. Nesse futuro, restam duas sociedades na terra: no Hemisfério Norte, Cidadania - sociedade de tecnologia biônica que vive dentro de uma cúpula com dimensões continentais, e no Hemisfério Sul, Florestania - sociedade de tecnologia bio-harmônica que vive na Floresta Amazônica.

A abertura da SBPC será realizada às 19 horas, no Teatro da Universidade Federal do Acre (Ufac). O acesso é gratuito em todas as atividades da Reunião Anual, exceto aos minicursos, que exigem uma inscrição prévia.

Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.