Fifa anuncia banimento perpétuo de Ricardo Teixeira do futebol

A FIFA anunciou na manhã desta sexta-feira que Ricardo Teixeira, ex-presidente da CBF, está banido do futebol pelo resto da vida por conta de violações ao código de ética da entidade. De acordo com o comunicado oficial, Teixeira foi considerado culpado de crimes de suborno, está proibido de se envolver em atividades ligadas ao esporte e foi multado em 1 milhão de franco suíços (R$ 4,2 milhões).

A investigação do Comitê de Ética independente da entidade investigou a conduta de Teixeira entre 2006 e 2012, focando em contratos da CBF, Conmebol e Concacaf com empresas de mídia e direitos de transmissões de TV, e o condenou por violar o artigo 27 (suborno) do código de ética.

Além de ex-comandante da CBF, cargo que ocupou entre 1989 e 2012, com cinco mandatos seguidos, Ricardo Teixeira também atuou como executivo da própria Fifa e da Conmebol. O dirigente, de 72 anos, foi investigado e acusado de receber e distribuir propina em contratos com empresas de mídia.

 

Lance

 


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.