Rio Branco é escolhida para realizar o segundo "Festival Nacional Paraolímpico"

Por Wanglézio Braga

Nas instalações desportivas da Universidade Federal do Acre (UFAC), em Rio Branco, vão ocorrer às atividades alusivas ao “Dia do Atleta Paraolímpico” que é celebrado sempre em 22 de setembro, porém, as competições vão ocorrer um dia antes, no sábado (21). Hoje (16) o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) divulgou a relação das 70 cidades que vão receber a segunda edição do festival. Segundo a CPB, cerca de 11 mil crianças e adolescentes vão participar do festival.

A programação oferecerá três modalidades por sede, com duração de 3h - das 8h30 às 11h30. Poderão participar crianças com faixa etária de 10 a 17 anos, com e sem deficiência. 

Profissionais de Educação Física e voluntários conduzirão a programação em cada núcleo. Entre os esportes disponíveis estarão: atletismo, basquete em cadeira de rodas, bocha, futebol de 5, futebol de 7, goalball, judô, parabadminton, parataekwondo, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado.

“ A intenção é de mobilizar pessoas com deficiência em todo o território brasileiro por meio das atividades. As cidades estão dispostas a abraçar o evento, principalmente as Secretarias e isso proporcionou o crescimento do Festival. Recebemos quase 90 candidaturas. Selecionamos as cidades de acordo com a demanda local”, explicou o coordenador de desporto escolar do CPB, departamento responsável pela organização do Festival.