O Rio Branco

Hoje é 17 de Agosto de 2017

Enchente

Rio Tarauacá ultrapassa cota de alerta e população recebe sobreaviso

23 de Dezembro de 2015 às 08:56:09

O Rio Tarauacá ultrapassou em oito centímetros, nesta terça-feira (22), a cota de alerta, de 8,50 metros.

Segundo a Defesa Civil de Tarauacá, por enquanto, ninguém precisou ser removido, mas os moradores de áreas próximas já estão de sobreaviso em caso de uma eventual enchente.

“Por enquanto, a providência que estamos tomando é avisar as populações que vivem mais próximas ao rio para que se previnam, levantem os móveis e não sejam pegos de surpresa. Estamos preparados para o pior esperando o melhor”, afirma a coordenadora do órgão, Raimunda Alves.

Raimunda diz ainda que nos últimos dias tem chovido regularmente na área do município e até esta quarta-feira (22) o volume de chuvas já havia atingido 155 milímetros, ainda abaixo da média esperada para dezembro, 272 milímetros.

Enchente histórica
Localizado a 400 km da capital acreana, Rio Branco, o município de Tarauacá ainda se recupera após ter passado por 12 enchentes entre novembro de 2014 e março de 2015.

A enchente histórica que atingiu a cidade em novembro levou o prefeito Rodrigo Damasceno (PT-AC) a decretar estado de calamidade pública.  O nível do rio ultrapassou os 12 metros e atingiu mais de 70% da cidade.

Em dezembro do ano passado, o governo federal liberou R$ 794 mil para cobrir despesas com atendimentos às vítimas da enchente.

Em fevereiro deste ano, Damasceno afirmou que a prefeitura estimava um prejuízo de 40 milhões na zona rural e urbana. Já no mês de março, a União liberou R$ 1.033.210 para a cidade, que deveria ser usado na execução de ações de socorro e assistência.

g1




Compartilhar