O Rio Branco

Hoje é 22 de Setembro de 2018

Enchente

Rio Acre tem sinais de vazante em Rio Branco, mas previsão é de chuva

05 de Março de 2015 às 14:38:35

Após cinco horas consecutivas mantendo o nível de 18,40 metros, o Rio Acre, em Rio Branco, começou a apresentar sinais de vazante às 23h desta quarta-feira (4). Na medição das 6h e 7h desta quinta-feira (5) o manancial registrou o mesmo nível de 18,34 metros, uma vazante de 6 centímetros. Às 12h, baixou para 18,29 metros. No entanto, de acordo com a Defesa Civil, ainda há previsão de muita chuva para o estado nos próximos dias. O Riozinho do Rola, principal afluente do Rio Acre na capital, apresentou uma leve vazante e saiu de 18,87 metros para 17,84, em 24 horas.Na quarta-feira (4), a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) reconheceu o estado de calamidade pública por rito sumário para as cidades de Rio Branco e Brasileia. O Ministério da Defesa disse ao governador do estado, Tião Viana, que vai enviar ao Acre 300 homens do Exército para ajudar na assistência às vítimas da cheia.

Enfrentando o pior desastre natural de sua história, Rio Branco tem mais de 50 bairros e 86 mil habitantes atingidos pela cheia. Dados fornecidos pela prefeitura apontam 9,2 mil pessoas desabrigadas.
Três pontes e seis ruas continuam interditadas na região do Centro da cidade. A Eletrobras Distribuição Acre informou que mais de 20 mil edificações tiveram a energia cortada no estado. As aulas nas escolas públicas e particulares também seguem suspensas e o governo decretou ponto facultativo nas repartições públicas até sexta-feira (6).
A força da correnteza levou a Secretaria de Obras do município a colocar 8 caçambascarregadas com britas sobre a Ponte Metálica para estabilizar a estrutura . A entrada do Terminal Urbano também foi inundada pelas águas e teve as atividades paralisadas.
Ainda na quarta, o rio invadiu a Estação de Tratamento de Água (ETA II), no bairro Sobral, e um plano foi montado pelo Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa) para evitar que a água chegue ao sistema de captação. Caso o rio atingir a cota de 18,50 metros, a estação terá que ser desligada.

Subida em Assis e Brasileia
Em Assis Brasil e Brasileia o nível do rio voltou a subir. Enquanto às 6h de quarta, o nível estava em 4,53 metros. Às 6 desta quinta, subiu para 6,22 metros. Em Brasileia também houve uma elevação de 4,79 às 6h de quarta para 5,55 metros no mesmo horário desta quinta.

acrefeijonew




Compartilhar