O Rio Branco

Hoje é 22 de Setembro de 2018

Enchente

Ministro da Integração diz que governo federal não medirá esforços para ajudar na recuperação da cidade

05 de Março de 2015 às 08:34:23

O prefeito Marcus Alexandre, acompanhado do ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, do governador Tião Viana, dos senadores Jorge Viana e Gladson Cameli, além do presidente da Federação do Comércio, Leandro Domingues, concederam a segunda entrevista coletiva à imprensa para falar das medidas e ações que estão sendo tomadas para enfrentar a enchente em Rio Branco.

 

Ao falar à imprensa, o ministro destacou a determinação da Presidenta Dilma Roussef em ajudar os moradores dos municípios acreanos atingidos pela enchente do rio Acre, inclusive Rio Branco, onde o nível das águas chegou a 18,34 metros na manhã desta quarta-feira.

 

Ele garantiu ainda que o governo federal dará todo o apoio ao governo e também à prefeitura de Rio Branco na reconstrução da cidade, já que cinquenta e três bairros estão debaixo d’água, atingindo diretamente mais de oitenta e quatro mil pessoas.

 

Ele está há dois dias no Acre, onde juntamente com o prefeito Marcus Alexandre e o governador Tião Viana discutem estratégias para se enfrentar a maior enchente já registrada na cidade nos últimos cento e trinta anos. Entre as medidas está o reforço das políticas habitacionais.

 

A bancada federal também está ajudando a enfrentar a alagação histórica. O senador Jorge Viana frisou que os níveis históricos da cheia estão fazendo com que pessoas que nunca passaram por uma enchente também ficassem alagadas. Segundo ele, não há como calcular os danos causados às pessoas neste momento.

 

O senador também destacou os esforços realizados pelo governador Tião Viana e pelo prefeito Marcus Alexandre em minimizar o sofrimento das pessoas que foram atingidas pela alagação. “Se não fosse o esforço feito pelo governo e pela prefeitura, a situação das pessoas estaria muito pior”, disse.

 

O prefeito Marcus Alexandre também lembrou dos esforços que estão sendo realizados pela gestão, trabalho que continuará sendo realizado quando o nível das águas do rio Acre começar a apresentar vazante. “Teremos que fazer um grande esforço para recuperar a cidade”, disse.

 

O governo do Estado já se colocou à disposição da prefeitura de Rio Branco para ajudar na limpeza dos cinquenta e três bairros atingidos pela alagação, já que será preciso reforçar o número de equipes trabalhando simultaneamente. “O governo federal e do Estado já colocaram suas estruturas à disposição e que os empresários também nos ajudem na recuperação dos bairros”, afirmou o prefeito Marcus Alexandre.

 

 




Compartilhar