O Rio Branco

Hoje é 20 de Setembro de 2018

Enchente

Governo e prefeitura avaliam ações operacionais em Rio Branco

06 de Março de 2015 às 15:20:41

Com o nível do Rio Acre continuando a apresentar vazante em Rio Branco, o governador Tião Viana e o prefeito Marcus Alexandre se reuniram na manhã desta sexta-feira, 6, para avaliar as ações de enfrentamento à cheia histórica na capital acreana. A reunião foi acompanhada pelo deputado federal Léo de Brito.

Uma das medidas discutidas se refere ao início da operação de limpeza nos bairros afetados pela enchente. Prevista para começar no próximo domingo, 8, a operação vai envolver 300 pessoas, além de máquinas, que irão fazer o trabalho de limpeza para que, caso o nível das águas continue baixando, seja dado início à operação de volta para casa das famílias desabrigadas.

“Vamos iniciar a operação de limpeza e torcer para que o nível das águas continue baixando. Queremos que as pessoas voltem para suas casas em segurança”, afirmou o prefeito Marcus Alexandre.

O monitoramento da Defesa Civil aponta para a sequência da vazante em Rio Branco. A previsão é que reduza cerca de 30 centímetros nas próximas 12 horas. A previsão de chuvas para capital acreana nos próximos dias está na média esperada para este período do ano.

Além da operação de limpeza nos bairros, governo e prefeitura avaliam, em conjunto com a Eletrobras Distribuição Acre, a religação da energia nos locais onde o fornecimento fora suspenso em razão da cheia e também a liberação do tráfego na ponte Coronel Sebastião Dantas nas próximas horas.

O governador Tião Viana falou das ações integradas com a prefeitura e o governo federal e lembrou que os kits com fraldas e colchões, entregues pelo governo federal, começaram a ser repassados às vítimas da enchente no Alto Acre. “Nossa vice-governadora, acompanhada de representantes do Ministério Público e Tribunal de Justiça, começou a entregar nesta sexta os kits em Xapuri, Epitaciolândia e Brasileia”.

Apoio do governo federal

Nos próximos dias, mais dois ministros do governo federal devem chegar ao Acre para anunciar medidas de apoio aos desabrigados pela histórica enchente em Rio Branco.

Carlos Eduardo Gabas, ministro da Previdência Social, chega neste sábado, 7. Na terça-feira, 10, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias estará na capital. Durante a visita, além de outros assuntos, deve ser discutido o apoio aos produtores ribeirinhos que, em muitos casos, perderam toda sua produção por causa da enchente.

Monitoramento no interior

Durante a reunião, governador e prefeito foram atualizados da situação dos municípios do interior do estado. Em Porto Acre, uma equipe da Defesa Civil ajuda no socorro aos desabrigados. Pelo menos, 30 famílias já foram obrigadas a sair de casa.

Na região do Alto Acre, os níveis do Rio Acre em Assis Brasil, Brasileia e Xapuri voltaram a subir e estão sendo monitorados pela Defesa Civil. A operação de limpeza nesses municípios continua. Em Brasileia, já foram retiradas cerca de três mil toneladas de lixo. Em Xapuri, a operação também se encontra em fase final.

(Foto: Sérgio Vale/Secom)

Agência de Notícias do Acre




Compartilhar