Tarauacá cria bolsa universitária para ajudar estudantes de pedagogia e letras

Por Wanglézio Braga

O município de Tarauacá instituiu, por meio do decreto N° 935/2019, o Programa Bolsa Universitária 2019, destinado aos alunos de baixa renda participantes do Programa Nacional de Formação de Professores (PARFOR). Segundo o documento, serão beneficiados alunos dos cursos de Pedagogia e Letras da UFAC que residem na Zona Rural da cidade.

Também serve como requisito que os alunos não tenham contrato efetivo na rede municipal ou estadual. A gestão da cidade considera baixa renda, famílias que recebem até dois salários mínimos sendo a soma do aluno mais seus parentes que vivem sob o mesmo teto.

O aluno interessado em fazer parte do “Programa Bolsa Universitária” deverá inscrever-se na Secretaria Municipal de Educação e esta encaminhará as fichas de cadastro a Secretaria Municipal de Administração. O valor da bolsa é de R$ 200 reais.

“A título de contrapartida, o aluno beneficiário prestará, quando convocado pela Secretaria de Educação, como estagiário, 8 (oito) horas semanais de trabalho, sendo que a prestação de serviços será durante os finais de semana, sem remuneração e sem nenhum vínculo empregatício com o Poder Público Municipal”, diz decreto assinado pelo prefeito em exercício, Francisco Feitoza, e publicado hoje (20) no Diário Oficial do Estado.

A implantação da bolsa ficará a cargo da Secretaria Municipal de Educação e da Secretaria Municipal de Administração, que deverão, conjuntamente, criar uma comissão para a triagem, acompanhamento e avaliação do aluno bolsista.


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.