IFAC capacita mais de 300 pessoas em cursos profissionalizantes no Vale do Juruá

Com o compromisso de levar a educação profissionalizante de formação Inicial e Continuada (FIC) em lugares de difícil acesso, o Instituto Federal do Acre – IFAC já capacitou mais de 12 mil pessoas em todo Estado, através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - PRONATEC.

Em junho, mais de 300 pessoas foram certificadas no Vale do Juruá nos cursos de Piscicultor, Agricultor Familiar, Agente de Desenvolvimento Cooperativista, Montador de Andaimes, Inglês, Espanhol e Libras Intermediário, Produtor de Mandioca, Açaicultor, Agricultor Orgânico, Viveiricultor e Horticultor Orgânico.  Os cursos aconteceram de janeiro a abril deste ano.

No dia 13, a entrega dos certificados aconteceu pela manhã no município de Rodrigues Alves, localizada a 100 km de Cruzeiro do Sul. A comunidade contemplada desta vez, foi no ramal São Paulo. Ao todo foram certificados 27 moradores que fizeram parte das aulas de Piscicultor. Estiveram presentes na solenidade a coordenadora do Programa no Vale do Juruá, Profa.Maiane do Monte, o gerente da Secretaria de Estado de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (SEAPROF) em Rodrigues Alves, Sebastião Oliveira e representando a comunidade, o senhor Francisco Benedito Mesquita.

Na ocasião, o representante da comunidade e também participante do curso falou da importância da capacitação em Piscicultor e de seus benefícios para famílias. Além disso, o ensino possibilitou a comunidade conhecer melhor sobre as diversas espécies de peixes e quais as espécies mais indicadas e rentáveis para a produção

Para o coordenador da SEAPROF, Sebastião Oliveira, esse é um momento de alegria, pois o curso irá ajudar a melhorar atividade produtiva de cada família do ramal São Paulo. “É gratificante poder participar desse momento e ver a evolução dessa comunidade através da educação”, disse.

 Já a coordenadora do Programa no Vale do Juruá, Profa. Maiane do Monte, parabenizou a todos os concludentes e aos parceiros pelo apoio recebido durante todo o processo de capacitação. “ O Pronatec reconhece a importância deste curso para comunidade. E espero que isso motive-os a buscar sempre por melhores oportunidades, seja na área profissional ou pessoal”, concluiu.]

Também no dia 13, pela tarde, a cerimônia ocorreu no auditório do campus de Cruzeiro do Sul e contou com a presença de familiares, amigos e da diretora geral do Campus de Cruzeiro do Sul, Profa. Liliane Martins, da coordenadora do Programa no Vale do Juruá, Profa. Maiane do Monte e a orientadora Pedagógica, Rainise Pereira.

No evento mais de 170 alunos receberam a qualificação em sete cursos específicos de diferentes eixos tecnológicos. Os cursos são ofertados para atender a necessidade do mercado de trabalho da região.

Em sua fala a diretora geral do Campus de Cruzeiro do Sul ressaltou a importância dos alunos continuarem investindo em sua capacitação. “Este é apenas o início de muitas conquistas que terão ao longo de suas caminhadas”, disse Liliane.

“Parabenizo a cada um de vocês, que agora são profissionais qualificados e certificados em suas respectivas áreas. A qualificação abre as portas do mercado de trabalho”, falou a orientadora pedagógica, Rainise Pereira.

Pronatec- Extrativista

Moradores da Reserva Extrativista Riozinho do Liberdade na Unidade de Gestão Ambiental Integrada (UGAI) em Cruzeiro do Sul receberam no dia 14 de junho a certificação dos cursos de Açaicultor, Agricultor Orgânico, Viveiricultor, Agricultor Familiar, Produtor de Mandioca e Horticultor Orgânico.

Participaram da cerimônia de certificação o analista ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Pablo Ávila, a presidente da Associação da Reserva Extrativista do Riozinho do Liberdade (ASAREAL), Maria Renilda Santana e a equipe de coordenadores do Pronatec. No total foram 110 moradores que concluíram os cursos ofertados pelo IFAC/Pronatec e estão aptos para exercer uma profissão.

 O analista ambiental do ICMBio, Pablo Ávila, aproveitou o momento para agradecer ao IFAC/ Pronatec pela parceria e por proporcionar a formação profissionalizante e contribuir com desenvolvimento econômico e cultural dos moradores, destacou ainda a importância da ministração de novos cursos na região.

Já para a presidente da Associação da Reserva Extrativista do Riozinho do Liberdade, Maria Renilda Santana, a expectativa agora que seja ofertado novos cursos em diferentes áreas, pois existe na comunidade uma grande demanda.


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.