O Rio Branco

Hoje é 20 de Setembro de 2017

Educação

Biblioteca Pública do Acre é indicada ao prêmio Retratos da Leitura

14 de Dezembro de 2016 às 08:48:13

A Biblioteca Estadual do Acre é uma das cinco indicadas ao Prêmio Retratos da Leitura, do Instituto Pró-Livro (IPL), de São Paulo, que busca reconhecer e homenagear organizações que estimulem a leitura. O evento indicará as três vencedoras da categoria Bibliotecas Públicas na quinta-feira, 15, na capital paulista.

O espaço, localizado no Centro de Rio Branco, conta com um acervo de mais de 80 mil obras, entre romances e títulos científicos, religiosos, técnicos e acadêmicos nos mais variados seguimentos. Há, ainda, livros acessíveis para pessoas com deficiências visuais e baixa visão, o que ampliou o perfil dos seus visitantes.

Outros diferenciais são as áreas infantil, de histórias em quadrinhos (HQ), computadores com acesso livre à internet para pesquisa e filmoteca, que dispõe de mostras diárias de filmes para o público infantil e adulto.

A biblioteca concorre com outras quatro finalistas: o Sistema Municipal de Bibliotecas Públicas do Município de São Paulo (Mario de Andrade e Monteiro Lobato); a Biblioteca Parque Estadual Rio de Janeiro; a Biblioteca de São Paulo – Parque da Juventude e o Programa de Bibliotecas Rurais – Arca das Letras.

A organização ainda premiará mais três categorias, escolhidas por suas boas práticas na área: Cadeia Produtiva, Organizações Sociais e Mídias.

“O nosso desejo é que o prêmio possibilite reconhecer ações exitosas já em prática pelo Brasil e que estimule mais instituições a incentivarem a leitura, alcançando um maior número de pessoas, para, em um futuro não muito distante, nos tornarmos uma sociedade que desfrute dos benefícios promovidos pela leitura”, afirma o presidente do IPL, Marcos da Veiga Pereira.

Segundo a diretora da Biblioteca Pública Acreana, Helena Carloni, só a indicação ao prêmio já é uma grande vitória. “Estamos concorrendo com bibliotecas de grande renome nacional, e estar na mesma categoria que elas é uma grande honra para nós. O governador Tião Viana sempre nos deu muito apoio, e mostrou que tem compromisso criando políticas públicas para fortalecer a leitura no Acre”, ressalta.

Sobre a Biblioteca Pública

Inaugurada em 10 de março de 1979, a Biblioteca Pública Acreana foi totalmente restaurada em 2008, na gestão do então governador Binho Marques.

O espaço funciona de segunda a sábado, das 7h30 às 21h30.

 

Agência




Compartilhar