O Rio Branco

Hoje é 25 de Abril de 2018

Educação

Ufac envia alunos a congresso internacional de Educação Física

09 de Janeiro de 2018 às 17:13:56

A Universidade Federal do Acre (Ufac), por meio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proaes), garantiu a participação de 30 alunos dos cursos de Educação Física, Bacharelado e Licenciatura, no 33º Congresso Internacional de Educação Física (FIEP), que acontece de 13 a 17 de janeiro em Foz do Iguaçu, no Paraná.

A Ufac disponibilizou o ônibus da instituição com dois motoristas e um professor para acompanhar aos alunos na viagem ao evento. A saída dos alunos aconteceu na tarde desta terça-feira, 9, no Bloco Walter Félix.

A vice-reitora da Ufac, Guida Aquino, participou da concentração para saída dos estudantes e desejou boa viagem aos alunos. “Esta é uma grande oportunidade de participar de um evento renomado internacionalmente e que é muito importante para o futuro profissional de Educação Física”, afirmou a vice-reitora. “Nós, da administração superior, temos procurado apoiar nossos estudantes na participação de eventos, mesmo com cortes no orçamento da universidade”.

Segundo a professora do curso de Educação Física e delegada da Federação Internacional de Educação Física, Lucy Queiroz, o apoio da Ufac é fundamental para garantir a participação dos alunos no evento. “Os alunos da Ufac só terão que pagar as taxas referente aos cursos que irão participar e a hospedagem; o transporte rodoviário é por conta da Ufac”, disse a professora. “Somos muito agradecidos ao reitor da Ufac, Minoru Kinpara e a vice-reitora, Guida Aquino pois eles não têm medido esforços para proporcionar essas oportunidades aos nossos alunos: é um intercâmbio cultural e acadêmico que nossos alunos irão experimentar em Foz do Iguaçu”.

A vice-coordenadora do curso de Educação Física - Bacharelado, Jeane Moura, ressaltou a importância do congresso para a preparação dos alunos para o ambiente de trabalho. “O curso de Educação Física da Ufac participa há mais de cinco anos no Congresso, apresentando trabalhos e fazendo cursos de capacitação que preparam nossos alunos, quem em sua maioria são formandos, para o ambiente profissional”, afirmou Jeane.

Na edição deste ano do Congresso FIEP, são mais de 30 cursos para qualificação e aprimoramento profissional em diversas áreas de atuação. Além de apresentação de trabalhos científicos, palestras e eventos paralelos como Seminários e Fóruns de áreas específicas.

Também estavam presentes da concentração de saída dos estudantes a Assessora da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis; Ivanilce Bessa, representando o Pró-Reitor de Assuntos Estudantis, Sérgio Siqueira e o professor José Aparecido Pereira, o Nino, que irá acompanhar os alunos durante a viagem.

Sobre o congresso

O Congresso Internacional de Educação Física – FIEP, conhecido também como Congresso FIEP, é o maior e mais importante evento da Federação Internacional de Educação Física – FIEP, realizado anualmente no mês de janeiro na cidade de Foz do Iguaçu/PR, de forma ininterrupta desde o ano de 1986, tendo recebido mais de 55 mil participantes desde a sua primeira edição. O Congresso é organizado pelo professor Almir Adolfo Gruhn, que também é o idealizador do evento.

 

 




Compartilhar