Quase 9 mil acreanos inscritos no ENEM não compareceram no 1° dia de Exame

Por Wanglézio Braga

O Ministério da Educação (MEC) confirmou ontem (03) que 8.866 acreanos não compareceram no primeiro dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) realizado neste domingo (03). O número representa 22,9% do total de inscritos no estado. Neste ano, 38.649 mil acreanos realizaram as inscrições e 29.783 (77,1%) estiveram presentes nesta fase do certame.

No Brasil, mais de 3,9 milhões de candidatos realizaram o ENEM. O número representa 76,9% dos 5,1 milhões de inscritos no exame deste ano. Cerca de 1,2 milhão de pessoas não compareceram para fazer o exame.

Durante entrevista coletiva no auditório do Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos Educacionais Anísio Teixeira após o encerramento das provas, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, disse que o primeiro dia do Enem ocorreu com tranquilidade. “O Enem foi um sucesso absoluto. [...] Foi a cara de eficiência, gestão e responsabilidade que a gente buscar dar ao governo do presidente Jair Bolsonaro”, afirmou.

Segundo o MEC, em todo o país, 376 pessoas foram eliminadas do certame. Os motivos? Portar equipamentos eletrônicos, ausentar-se antes do horário permitido, utilizar impressos, não atender as orientações dos fiscais e outros.

Neste domingo, os participantes fizeram a Redação, resolveram questões de linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias.  Eles tiveram 5 horas e 30 minutos para resolver as questões. A redação abordou a democratização do acesso ao cinema no Brasil.

CRONOGRAMA

No dia 10 de novembro serão aplicadas as provas de matemática e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias.

A reaplicação da prova do Enem está marcada para os dias 10 e 11 de dezembro. A solicitação por reaplicação pode ser realizada por inscritos que tenham conseguido fazer as provas em decorrência de problemas logísticos, como desastres naturais, falta de energia elétrica, etc.

A publicação do gabarito oficial e dos cadernos de questões ocorre no dia 13.  Segundo o cronograma, pessoas privadas de liberdade terão a reaplicação da Prova no dia 10 e 11 de dezembro.