O Rio Branco

Hoje é 23 de Fevereiro de 2016

Acre

Plácido de Castro recebe primeiro Festival do Surubim

03 de Setembro de 2015 às 15:12:51

A população de Plácido de Castro, distante cerca de 100 quilômetros de Rio Branco, está em festa a partir desta quinta-feira, 3, com a realização do 1º Festival do Surubim.

A cidade já tem tradição na realização de festivais de praia. Só que a prefeitura decidiu investir em um evento que fosse além do entretenimento.

A decisão foi realizar, em parceria com o governo do Estado e o Sebrae, um festival que mostrasse um pouco do setor produtivo da região. “Queríamos transformar o festival em uma atividade comercial também. Decidimos pelo surubim, que é uma das espécies de peixes mais bonitas que temos e possui um valor comercial grande e é importante para o sustento de muitas famílias de pescadores”, destaca Francimar da Silva, secretário de Turismo de Plácido de Castro.

Governo participa do festival

A Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof) irá aproveitar a realização do evento para apresentar os investimentos que o governo do Estado tem feito ao longo dos últimos anos na cadeia produtiva da piscicultura.

Outra preocupação é com a questão ambiental. Como a pesca do surubim é uma das principais atividades econômicas do município, a construção de tanques e a assistência técnica são importantes para garantir que a espécie não desapareça dos rios da região.

“Temos um trabalho em parceria com a colônia de pescadores. Vamos aproveitar o festival e mostrar em nosso estande a criação da espécie, que é uma das comercializadas pelo Complexo de Piscicultura do Acre. Com isso, os pescadores podem se tornar criadores e temos a garantia de ter sempre o peixe no rio”, afirma Diogo Sobreira, coordenador das cadeias produtivas da Seaprof.

A programação do primeiro Festival do Surubim tem início nesta quinta-feira, 3, a partir das 20 horas, com show evangélico. Até domingo, 6, a programação conta com exposição de artesanato, praça de alimentação, esportes e shows nacionais e internacionais, com destaque para o show do cantor Xande de Pilares, ex-vocalista da Banda Revelação.

As atividades têm início sempre às 10 horas, na Praia do Mirante.

Agência de Notícias do Acre




Compartilhar