Novos terremotos atingem o Acre nesta quinta-feira (26)

Lília Camargo

Dois tremores de terra sendo um de 6.2 e o outro de 4.8 de magnitude aconteceram nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (26) na cidade de Jordão e tiveram seu epicentro localizado a 71 km e a 603 Km de profundidade.

O terremoto foi registrado pelo Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) e ocorreram o primeiro às 05h45 pelo horário de Brasília o outro as (06:01). Eles foram sentidos também nas cidades de Tarauacá, Santa Rosa do Purus e Rio Branco.

De acordo com o Centro de Sismologia os tremores foram considerados fortes e equivalente a três bombas atômicas, porém, devido a profundidade, a intensidade foi dissipada antes de chegar na superfície e causar grandes estragos.

Estes aconteceram a menos de dois dias do terremoto de 7,3 e 7,6 graus de magnitude ocorridos na última terça-feira (24) no Peru e sentidos nos estados do Acre, Amazonas e Rondônia. Não há ocorrência de feridos, deslisamentos de terra, desmoronamentos ou algo relacionado em conseqüência dos terremotos.


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.