O Rio Branco

Hoje é 28 de Junho de 2017

Acre

Gestão municipal de Capixaba busca, na economia, estratégias para superar crise financeira

03 de Agosto de 2015 às 10:16:42

Da redação 

Desenvolvendo uma estratégia administrativa com foco direto no corte de gastros desnecessários, a prefeitura de Capixaba, município localizado a 83 km da capital acreana vem conseguindo superar o momento de crise enfrentado pelo país e buscando, na criatividade e no trabalho contínuo, ferramentas que auxiliem o desenvolvimento do pacato município.

Redução de gastos, direcionamento de recursos e administração financeira específica são algumas das preocupações da equipe de gestão do prefeito, Otávio Guimarães Vareda, que vem trabalhando no intuito de coseguir, da melhor maneira possível superar esse momento de dificuldade principal nos processos destinados à captação de recursos para a manutenção e  desenvolvimento de setores necessários  para um bom funcionamento da cidade como educação, saúde, segurança pública , produção rural e a infraestrutura das ruas e ramais.

Dando continuidade a série de matérias que estão sendo desenvolvidas nos municípios acreanos, nossa equipe de reportagem visitou, na manhã da última sexta-feira, 24, a prefeitura de Capixaba com o objetivo de conhecer o trabalho desenvolvido pela equipe gestora do município como também os investimentos, as metas e as dificuldades enfrentadas pela cidade que possui pouco mais de 8 mil habitantes.

Gestão municipal 

O prefeito, Otávio Guimarães, detalhou o trabalho que esta sendo realizado tanto para resolver os problemas deixados por gestões anteriores como também para atender as demandas relacionadas a diversos setores do município.  

“Quando assumimos esse município existia uma dívida de mais de 5 milhões de reais e o início do nosso trabalho foi totalmente destinado a solucionar esses problemas e encontrar alternativas para pagarmos as dívidas das gestões anteriores. A nossa primeira escolha foi fazer gestão e foi preciso cortar na carne e reduzir significativamente os gastos para conseguimos começar a organização  da nossa cidade”, declarou o prefeito.

Otávio Guimarães pontuou os cortes que foram necessários serem feitos para conseguir uma estabilidade financeira nos cofres da prefeitura de Capixaba, o que atualmente está ajudando o município a superar os desafios impostos pela crise que assola o país e vem refletindo negativamente em todos Estados e municípios brasileiros. 

 “Quando a nossa gestão sumiu já existia uma estratégia montada com foco na economia e na redução de gastos. Eu mesmo cortei vários recursos próprios, deixei o carro de lado e peguei uma bicicleta para economizar com o combustível, dispensei todas as diárias tanto pessoais como também as da minha equipe. Outro ponto é que nenhum membro da nossa equipe viaja a trabalho sendo financiado pela própria prefeitura o que reduziu bastante os nossos gastos”, explicou.

Diante da estratégia que objetivava diretamente criar um saldo positivo na conta do município o prefeito afirmou que foi necessário o trabalho que objetivou manter a prefeitura adimplente. 

“Graças ao nosso trabalho coletivo onde o empenho da nossa equipe de gestão foi de fundamental importância conseguimos pagar as folhas de pagamento atrasadas, regatar a credibilidade com os nossos fornecedores e hoje Capixaba tem credibilidade”, afirmou.

Educação 

A gestão municipal de Capixaba entende que a educação é uma ferramenta fundamental e necessária para o desenvolvimento de qualquer comunidade e diante disso a prefeitura realiza um trabalho sólido, direcionado tanto para a educação no perímetro urbano da cidade, como também na zona rural.

“Uma educação de qualidade para as nossas crianças é um das metas da nossa gestão. Quando assumimos não existia o PDE em nenhuma das nossas escolas e atualmente todas as escolas estão aptas à captação dos recursos destinados pelo Ministério da Educação e pelos órgãos federais”,  detalhou.

Saúde pública 

A saúde pública é um grande problema encontrado em vários municípios acreanos e em Capixaba a equipe gestora apresenta um trabalho voltado para a atenção básica e uma boa qualidade neste serviço vem sendo um dos desafios do prefeito Otávio Guimarães.

“Hoje, o município de capixaba conta com um bom estoque de medicamentos e atualmente existem quatro médicos atendendo nas unidades de saúde. Contamos ainda com fisioterapeutas, fonoaudiólogos, ginecologistas e psicólogos e todos os meses dezenas de pessoas são atendidas por esses profissionais”, relatou.


Infraestrutura das ruas e ramais 

O prefeito, Otávio Guimarães, afirmou que Capixaba, com o passar do tempo, está se tornando uma referência para o Estado no trabalho desenvolvido na manutenção na reestruturação das ruas e ramais. 

“Em relação à infraestrutura dos nossos ramais o nosso município está sendo visto como uma referência no trabalho desenvolvido nos ramais. Somente na nossa gestão já conseguimos construir mais de 156 km de ramais e a parceria do governador, Tião Viana, é de fundamental importância para a realização desse trabalho. O nosso município conta com o apoio de uma patrulha mecânica que foi oriunda de uma emenda parlamentar do senador, Jorge Viana”, declarou. 

Otávio Guimarães acrescentou que além do trabalho destinado à manutenção dos ramais também existe um trabalho voltado para a infraestrutura do perímetro urbano do município. “Estamos trabalhando não somente nos ramais e grande parte das nossas ruas foram contempladas pelo programa Ruas do Povo e quem trafegar pelas nossas ruas vai perceber a diferença”, afirmou.

Apoio do governo do Estado

Ao término da entrevista o prefeito detalhou a importância do apoio do governo do Estado no trabalho que vem sendo desenvolvido pela sua gestão em prol do desenvolvimento do município.
 
“O governador, Tião Viana, é um grande amigo do nosso município e sempre buscou, da melhor maneira possível, ajudar o trabalho realizado pela nossa gestão. Outro ponto que precisa ser ressaltado é a parceria do prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre, que mesmo não tendo nenhuma obrigação com o nosso município sempre nos ajudou quando solicitado”, finalizou.




Compartilhar