O Rio Branco

Hoje é 26 de Março de 2016

Acre

Empresa madeireira consolida negócios em Manoel Urbano e planeja expansão

26 de Agosto de 2015 às 10:49:44

O governador Tião Viana se reuniu nesta terça-feira, 25, na Casa Civil, com o presidente da empresa madeireira Agrocortex, Rui Ribeiro, que possui um projeto de manejo sustentável em Manoel Urbano, onde já consolida 350 postos de trabalho. Agora, governo e Agrocortex se unem para viabilizar o projeto do Complexo Industrial Florestal em Tarauacá, que pode gerar até cinco mil empregos na região a partir do manejo sustentável.

A Agrocortex já possui em Manoel Urbano o maior projeto de manejo sustentável de florestas e o maior projeto de manejo certificado do Brasil. Segundo Rui Ribeiro, além do manejo, a indústria madeireira já está montada no local e vai operar em breve. O objetivo é realizar a exploração madeireira certificada de 150 mil metros cúbicos por ano.

“A floresta aqui é muito boa. Aqui no Acre existe esse potencial de boas florestas que justifica um investimento de grande porte como esse”, conta Rui Ribeiro. Ele explica que a madeira acreana está sendo enviada para os Estados Unidos, Europa, Oriente Médio e até China.

Governo e Agrocortex realizaram um protocolo de cooperação desde que os interesses da empresa em vir para o Acre se manifestaram. Com a concretização do projeto em Manoel Urbano, os esforços agora se voltam para o Complexo Industrial Florestal em Tarauacá.

O secretário de Desenvolvimento Florestal, da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens), Fernando Lima, ressalta que para Tarauacá o governo planeja uma parceria público-privada. “Estão fazendo um levantamento para até fevereiro, no máximo, a Agrocortex possa assumir esse empreendimento que na verdade é projeto de investimento de trinta anos, capaz de gerar uma quantidade incalculável de postos de trabalho”, conta.

AgÊncia de Notícias do Acre




Compartilhar