Deputados cobram melhorias dos aeródromos do Juruá

Wanglézio Braga

Oposição e situação chegaram a um consenso na sessão de ontem, 03, na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) ao abordarem as condições e a falta de infraestrutura dos aeródromos do interior do estado. Os deputados Jesus Sérgio (PDT) e Nicolau Júnior (PP) apresentaram suas queixas principalmente quanto a precariedade das pistas dos aeródromos dos municípios de Jordão, Porto Walter e Marechal Thaumaturgo.

Jesus Sérgio relatou que fez visita ao Jordão no recesso, e pode conferir a precariedade da pista que oferece sérios riscos aos passageiros. Em seu discurso, o parlamentar disse que nos últimos anos a pista nunca tinha estado tão precária. Ciente do descaso, Jesus Sérgio encaminhou uma indicação ao governador Tião Viana solicitando, em caráter de emergência, a reforma ou reparos na pista.

Segundo o parlamentar, a obra se faz necessária, uma vez que Jordão está entre as quatro cidades do Acre isoladas por via terrestre. Além das condições atuais da pista representarem o isolamento dos munícipes com o restante do Estado e podem ainda oferecer riscos à vida em virtude dos inúmeros buracos e falta de sinalização do aeródromo.

O deputado da base de oposição, Nicolau Júnior ressaltou que os reparos nesses locais são fundamentais para o desenvolvimento dessas regiões isoladas no Acre. “Em relação às pistas, as do Jordão, Porto Walter e Marechal Taumaturgo estão em estado crítico. O governo do Estado é o responsável pela recuperação das mesmas. Elas são fundamentais, principalmente para as pessoas que estão doentes e precisam se deslocar via TFD. As pistas de pouso devem ter qualidade”, ponderou o deputado progressista.


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.