Governo oferece assistência técnica e orienta produtores de Santa Rosa

A prevenção e controle de pragas agrícolas são essenciais para assegurar a qualidade dos alimentos e garantir mercado aos produtores. Na última semana, o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf), em parceria com a Secretaria de Estado Agroflorestal e Produção familiar (seaprof), realizou ações de sanidade vegetal junto aos produtores de Santa Rosa do Purus.

A equipe de engenheiros florestal e agrônomos visitou propriedades rurais, onde há cultivo de banana e cupuaçu,  para esclarecer aos produtores maneiras de prevenir e combater pragas e doenças existente no estado, além de orientar sobre o moko da bananeira e a monilíase do cacaueiro e cupuaçuzeiro – ausentes no Acre.

O trabalho de educação sanitária também foi desenvolvido nas escolas rurais do município, com o intuito de conscientizar o filho dos produtores e torná-los multiplicadores de boas práticas.

As atividades, promovidas por meio do Departamento de Inspeção e Defesa Vegetal do Idaf, contaram com apoio da Prefeitura de Santa Rosa.

“Ao levarmos informação e técnica para o campo, possibilitamos que os agricultores produzam com maior escala e com mais qualidade, além de conscientizar sobre as maneiras corretas de se utilizar os produtos fitossanitários”, salientou o engenheiro Alex de Paula.

 

 

Agência


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.