Depasa realiza troca de material filtrante da ETA do Bujari

Com o objetivo de assegurar um tratamento de água com eficácia, o Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa) promoveu, na última semana, a troca de material filtrante da estação de tratamento de água (ETA) da cidade do Bujari.

O sistema de abastecimento é composto por filtros, que possuem a pedra e areia (pedregulho), os quais foram trocados para garantir que o processo de tornar a água potável ocorra segundo as determinações da legislação federal.

“Mesmo com a limpeza dos filtros, os materiais perdem a eficiência, com o passar do tempo. Por isso, efetuamos as substituições que irão proporcionar o aumento de produção da ETA”, relata o diretor de Abastecimento, David Bussons.

Cerca de 5 metros cúbicos de pedra grossa e 7 metros cúbicos de seixos foram destinados para a intervenção.

“Neste trabalho, estamos recuperando a estação de tratamento, toda a parte de filtro, para garantir abastecimento suficiente a toda comunidade no período de inverno, quando a turbidez dificulta o processo de tratamento. O Bujari terá água de qualidade.”, destaca o diretor-presidente do Depasa, Edvaldo Magalhães.

O prefeito da cidade, Romualdo Araújo, agradece o empenho do governo do Acre em priorizar ações tão importantes para a comunidade. “Iniciamos a nossa gestão com esta parceria com o Depasa, que além de melhorar o abastecimento da cidade, está planejado uma expansão da rede de distribuição de água”, relata.

Além desses serviços, a autarquia realizará outros investimentos como a construção de um centro de distribuição de materiais hidráulicos e químicos, a reforma no escritório administrativo e serviços da ETA e escavações no reservatório do município, para aumentar o volume captado de água.

Agência 


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.