O Rio Branco

Hoje é 22 de Outubro de 2017

Acre

Nazareth Araújo entrega uma tonelada de grãos aos produtores familiares de Capixaba

29 de Setembro de 2017 às 08:38:52

Visando estimular uma agricultura sustentável, com a ocupação produtiva de áreas abertas, a governadora em exercício, Nazareth Araújo, entregou aos agricultores familiares do Assentamento Nova Promissão, em Capixaba, na manhã desta quinta-feira, 28, uma tonelada de sementes de grãos de milho.

Esta é mais uma ação do governo do Estado que, por meio da Secretaria de Estado Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), tem estimulado a cadeia produtiva do milho e a da mandioca.

As sementes entregues hoje são ideais para recuperar áreas antropizadas. Elas possuem uma capacidade germinativa de 85% e chegam em momento oportuno, respeitando o calendário agrícola.

“O compromisso do governo com os produtores pode ser medido através dos investimentos para 2017, que representam um montante de R$ 101 milhões destinados especificamente ao fomento da agricultura familiar no estado”, frisou Nazareth Araújo.

A governadora destacou ainda que é muito bom, em tempos de crise, valorar a dignidade do trabalho e o fato das pessoas conseguirem a redenção de suas vidas exatamente por aquilo que elas produzem, e com isso, fazer a garantia alimentar de suas famílias.

“É gratificante participar de um governo que incentiva a produção, acredita e garante a cadeia produtiva sócio inclusiva com foco em oferecer dignidade de vida para nossos trabalhadores”, disse Nazareth Araújo.

Mandiocultura

Paralelo a solenidade de entrega das sementes de milho aos agricultores, Nazareth Araújo anunciou oficialmente o cultivo da safra de mandioca, em Capixaba. Maquinários foram colocados à disposição dos produtores.

Thaumaturgo Neto, gestor da Seaprof, comentou que, com a entrega das sementes e o anúncio do plantio de mandioca, a comunidade do Nova Promissão irá iniciar uma nova etapa de vida. “São as políticas públicas chegando onde elas deveriam chegar: em quem mais precisa. A entrega desses insumos irá resultar em melhoria de vida dessa comunidade”, observou.

Acre é destaque no rendimento agrícola

Segundo a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), o Acre apresenta o maior rendimento agrícola do país por hectare de produção e o dobro da média brasileira de mandioca por hectare.

Com estes resultados, o Estado pretende implantar uma indústria de fécula – subproduto extraído da mandioca, podendo ser utilizada para fabricação de produtos alimentícios, farmacêuticos e têxteis.

O deputado estadual, Lourival Marques, estava presente no evento. Ele tem dedicado seu mandato a ajudar a cadeia produtiva do estado. “Meu olhar é sempre para o setor econômico, para o setor rural. Colocamos uma emenda de R$ 100 mil para a atividade produtiva, para ajudar o nosso produtor rural e contribuir para o crescimento da produção em Capixaba e em todo o estado”.

Emilson de Lima, presidente da Associação Nova Promissão, agradeceu ao governo por acolher e ajudar as famílias que foram expulsas da Bolívia e que agora estão juntas no novo assentamento.

“Para nós é gratificante constatar o compromisso do governo com essas famílias, disponibilizando a estrutura do estado para ajudar a quem não tem condições financeira de bancar de seu próprio bolso o plantio de milho e da mandioca. Isso trará muitos ganhos para todos nós”, concluiu.

 

 

Agência




Compartilhar