Idaf lança 39° etapa de vacinação contra febre aftosa em Tarauacá

Com a meta de imunizar 1,3 milhão de animais entre bovinos e bubalinos, o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf/AC) lança, neste sábado, 28, a 39° etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa, em Tarauacá.

De 1° a 31 de maio os pecuaristas do Estado devem vacinar os animais e até 15 de junho apresentar a declaração de vacinação no Idaf/AC.

“Nesta etapa serão vacinados apenas animais de até dois anos de idade. É importante ressaltar essa evolução na desobrigação de vacinação que tivemos de maio de 2017 para maio deste ano, são 900 mil animais a menos. Isso representa mais renda para o produtor”, destaca o coordenador estadual do Programa da Febre Aftosa, Jean Carlos Torres.

Ronaldo de Queiroz, diretor-presidente do Idaf/AC, frisa que mais uma vez os maiores parceiros dessa ação são os criadores de bovinos e bubalinos. “Sem essa parceria com os pecuaristas, não seria possível termos o Acre há 13 anos livre da febre aftosa com vacinação. Eles também serão fundamentais no nosso novo desafio que é tornar nosso Estado livre da febre aftosa sem vacinação”, observou o presidente do Instituto.

Para a retirada da vacina contra aftosa, o Acre ainda deverá cumprir esta etapa da imunização e outras duas, uma em novembro deste ano e a última em maio de 2019. “A partir disso, Acre e Rondônia passam a não realizar mais a vacinação. Isso representa mais lucro para os produtores e abrem-se as portas do mercado externo. Ganha o Estado, ganha o produtor”, comenta Ronaldo de Queiroz.

 

 

Agência


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.