Governo apoia Projeto Cidadão e constrói nova escola para povos indígenas de Feijó

O governador Tião Viana recebeu na tarde desta quinta-feira, 26, em seu gabinete, líderes da Aldeia Morada Nova, de Feijó, que juntos com a desembargadora Eva Evangelista vieram solicitar apoio do Estado na realização de um Projeto Cidadão na região.

O projeto cidadão é um trabalho social realizado pelo Tribunal de Justiça do Estado do Acre (TJ-AC) em parceria com órgãos federais, estaduais, municipais e não governamentais.  Sua finalidade primordial é assegurar à população de menor poder aquisitivo o direito à documentação básica, bem como o acesso rápido e gratuito aos serviços públicos da área social: saúde, educação, meio ambiente, segurança e trabalho.

Tião Viana declarou total apoio à realização do projeto na aldeia, que ainda terá data marcada pelo TJ-AC, e lembrou que o Estado entregará uma nova escola indígena na aldeia nos próximos meses, além das mais de 70 novas escolas indígenas durante sua gestão em todo o Acre.

Segundo o líder indígena AuricélioShanenawa, o Projeto Cidadão atenderia pelo menos mil indígenas da região que em geral não têm facilidades para tirar documentos básicos como a certidão de nascimento e o Registro Geral.

“A gente tem enfrentado uma dificuldade de documentação por parte de nossos parentes de Feijó de todas as etnias. E a nossa nova escola indígena está prevista para ser entregue em setembro, num acordo com o governador. A gente só agradece ao governo por ter dado esse apoio ao nosso povo”, conta AuricélioShanenawa.

 

 

Agência


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.