O Rio Branco

Hoje é 13 de Novembro de 2018

Acre

Governo apoia Projeto Cidadão e constrói nova escola para povos indígenas de Feijó

27 de Abril de 2018 às 08:29:30

O governador Tião Viana recebeu na tarde desta quinta-feira, 26, em seu gabinete, líderes da Aldeia Morada Nova, de Feijó, que juntos com a desembargadora Eva Evangelista vieram solicitar apoio do Estado na realização de um Projeto Cidadão na região.

O projeto cidadão é um trabalho social realizado pelo Tribunal de Justiça do Estado do Acre (TJ-AC) em parceria com órgãos federais, estaduais, municipais e não governamentais.  Sua finalidade primordial é assegurar à população de menor poder aquisitivo o direito à documentação básica, bem como o acesso rápido e gratuito aos serviços públicos da área social: saúde, educação, meio ambiente, segurança e trabalho.

Tião Viana declarou total apoio à realização do projeto na aldeia, que ainda terá data marcada pelo TJ-AC, e lembrou que o Estado entregará uma nova escola indígena na aldeia nos próximos meses, além das mais de 70 novas escolas indígenas durante sua gestão em todo o Acre.

Segundo o líder indígena AuricélioShanenawa, o Projeto Cidadão atenderia pelo menos mil indígenas da região que em geral não têm facilidades para tirar documentos básicos como a certidão de nascimento e o Registro Geral.

“A gente tem enfrentado uma dificuldade de documentação por parte de nossos parentes de Feijó de todas as etnias. E a nossa nova escola indígena está prevista para ser entregue em setembro, num acordo com o governador. A gente só agradece ao governo por ter dado esse apoio ao nosso povo”, conta AuricélioShanenawa.

 

 

Agência




Compartilhar