O Rio Branco

Hoje é 18 de Outubro de 2018

Acre

Sena Madureira comemora 114 anos de fundação

26 de Setembro de 2018 às 09:04:40

Sena Madureira comemorou nesta terça feira, 25, seus 114 anos de fundação. A terceira maior cidade do Acre conta com população de mais de 45 mil pessoas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE). Da chegada do Coronel Siqueira de Menezes até hoje, a cidade já passou por grandes transformações, muitas delas, resultado de investimentos do governo do Estado.

Grande parte dos investimentos é na área de infraestrutura, a exemplo da reestruturação da Estação de Tratamento de Água (ETA), com nova bomba em balsa flutuante para reforçar a captação de água. Com esse novo equipamento, foi possível obter maior potência na captação da água, principalmente no período de estiagem, como explica o diretor-presidente do Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa), Moises Diniz.

“Além da modernização da ETA, Sena Madureira participou também do programa Ruas do Povo, que pavimentou mais de 120 ruas, pois o governo entende que levar esses serviços com, água tratada nas torneiras dos sena-madureirenses e ruas pavimentadas, aumenta a qualidade de vida da população”, destacou Moisés Diniz.

Outro grande investimento, por parte do governo Tião Viana foi a entrega da obra de reforma e ampliação da Delegacia de Sena Madureira. Considerada modelo, a delegacia-geral conta com duas salas destinadas ao funcionamento dos departamentos de Inteligência e de Polícia Técnico-Científica, que irá trabalhar com o que há de mais moderno em equipamentos na elucidação de crimes, como o Scanner 3D.

“A reforma agregou eficiência nas demandas do setor da Segurança Pública em Sena Madureira, fazendo com que a Polícia Civil avance cada vez mais com os nossos serviços no combate à criminalidade”, afirmou o secretário de Polícia Civil, Carlos Flávio Portela.

Com o investimento de R$ 7 milhões, foi instalado na cidade de Sena Madureira a Indústria de Granulado que funciona em parceria com a Cooperativa Central de Comercialização Extrativista do Acre (Cooperacre), um incentivo ousado em um momento de crise que o Brasil atravessa, o empreendimento beneficiará mais de duas mil famílias da região, quando a fábrica estiver funcionando a todo vapor.

Como foi o surgimento de Sena Madureira

Fundada em 25 de setembro de 1904, berço da chegada de nordestinos, que iniciaram sua ocupação, aproximadamente no ano de 1878, para exploração econômica da borracha, o nome do município presta homenagem ao coronel do Exército Brasileiro, Antônio Sena Madureira, militar que participou da Guerra do Paraguai.

Ficando atrás apenas de Rio Branco e Cruzeiro do Sul, a primeira capital do Acre é o terceiro município mais populoso do referido estado.

 

 

 




Compartilhar