O Rio Branco

Hoje é 21 de Agosto de 2017

Acre

Prefeitura garante merenda escolar de qualidade aos mais de 5 mil alunos da rede pública

26 de Maio de 2017 às 08:39:44

A Prefeitura de Sena Madureira tem investido em constantes melhorias e adequações no cardápio da merenda escolar para que as refeições servidas sejam saudáveis, equilibradas, saborosas e contenham todos os nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento das crianças e jovens estudantes do município.

Uma das preocupações do prefeito Mazinho Serafim (PMDB) é com a qualidade na alimentação escolar. “Sabemos que para ter um bom desempenho escolar as crianças precisam estar bem nutridas. Por isso, sempre trabalhamos para oferecer tudo do bom e do melhor no que diz respeito à alimentação aos nossos alunos”, destacou a prefeito.

“O objetivo de todo esse trabalho é oferecer uma merenda de qualidade e saudável para nossas crianças, pois elas representam o futuro de Sena Madureira”, conclui o prefeito.

Mais de 5 mil alunos recebem a merenda diariamente nas 66 escolas rurais e 14 urbanas que compõem a rede municipal de ensino. Os recursos são repassados pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) do Governo Federal.

Em visita à Creche Criança Feliz, localizada na Rua Manoel Gonçalves, no bairro do Bosque, acompanhamos a rotina das crianças, até o momento em que a merenda escolar foi servida, para mostrar à população o cuidado e a vigilância dos alimentos servidos aos alunos do município. Esse acompanhamento é realizado periodicamente pela equipe composta por servidores da Educação.

“A merenda escolar oferecida pela gestão do prefeito Mazinho Serafim é de total qualidade, em vista que em gestões passadas na maioria dos dias era servido apenas bolacha aos alunos, mas nós temos um cardápio acompanhado pela nutricionista e seguimos ele”, disse Célia Maria Moreira, gestora da Creche Criança Feliz.

A gestora destacou também que a equipe observa o que os alunos não gostam de comer. Com essas informações, a escola promove mudanças de ingredientes no cardápio com orientações da nutricionista: “Exemplo disso foi que mudamos a farinha láctea, que eles não gostam muito, e incluímos mais frutas nas vitaminas, ainda acrescentamos mais acompanhamentos para deixar eles satisfeitos”, disse a gestora da creche.

Ainda sobre esse tema, Célia falou que os pais acompanham as crianças e ficam felizes com a merenda oferecida aos seus filhos. “Nosso cardápio fica no corredor, todo dia eles chegam e veem o que está escrito no cardápio do dia”, comentou.

Sobre o abastecimento, a gestora frisou que toda semana a creche recebe os mantimentos conforme o planejamento semanal. Os cardápios têm uma variedade entre os ingredientes: carne bovina, frango, hortaliças, frutas variadas e grãos.

Eventualmente as escolas também servem vitaminas de frutas, iogurte com bolachas, frango desfiado com cenoura ralada, arroz e feijão preto, tiras de carne bovina com cenoura em cubos e arroz, bem como feijão com purê de batatas e outras.

Atualmente, a nutricionista Gabriela Lima Areal Alencar é responsável pela demanda e qualidade da comida. Todo o trabalho de elaboração de cardápio é baseado nas Normas e Diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que proíbe alimentos com baixo valor nutricional.

Nesse sentido, a alimentação nas escolas e creches do município é cuidadosamente elaborada e servida aos alunos com base em cardápio específico, preparado pela nutricionista.

Todo esse trabalho leva em conta o valor nutricional dos alimentos, garantindo dessa forma os nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento adequado das crianças, além de garantir seu bem-estar durante o período em que permanecem na escola.

Semanalmente, os produtos estocáveis, hortifrutigranjeiros e as carnes são organizados e distribuídos para cada unidade escolar (seguindo à risca o cardápio da semana). As quantidades entregues às instituições foram determinadas a partir dos relatórios feitos pelos diretores e merendeiras, que têm como base a quantidade de alunos matriculados, o estoque existente na escola e a realidade de cada bairro de nossa cidade.

Cuidados com os alunos

Alguns alunos da rede municipal sofrem alguma restrição alimentar, geralmente causada por alguma alergia. Nesse caso, o responsável pelo aluno deve informar à gestão da escola a situação para solicitação de dieta especial.

A nutricionista analisa cada caso e envia uma orientação à escola, relacionando todos os produtos que são oferecidos na merenda com as devidas proibições e substituições, além de autorização para que o aluno possa levar um alimento específico de casa. A Cozinha Piloto também prepara refeições individualizadas se for comprovada a necessidade. 

 

 

ASCOM PMSM




Compartilhar