O Rio Branco

Hoje é 20 de Setembro de 2018

Acre

Depasa promove ações contra o desperdício de água em Acrelândia

18 de Julho de 2018 às 08:31:46

Nesta semana, o Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa) promove mais uma etapa de ações educacionais e reparação de danos em redes de distribuição de prédios públicos e residências na cidade de Acrelândia. Os trabalhos compreendem a campanha Nós Contra o Desperdício, que tem o objetivo de promover o uso adequado de água tratada.

Agentes técnicos da autarquia atuam no combate a vazamentos, conserto de adutoras, encanações e hidrômetros, além de oferecer orientações aos consumidores. O período de estiagem já começou e consequentemente o calor está mais forte e isso aumenta a utilização da água, porém, os consumidores devem estar atentos e evitar o desperdício. Por isso, estamos reforçando estas atividades de manutenção, visitando vários bairros e atendendo as demandas da comunidade”, destaca o gerente do Depasa em Acrelândia, Jander Mendonça.

O gestor exemplifica que a situação mais recorrente nessa época é encontrar caixas d’água transbordando no horário do abastecimento. Porém, existem outros casos que demonstram o uso inadequado de água. “Há muitas ligações clandestinas com vazamentos e muitos direcionam a água tratada para poços, o que demonstra a falta de consciência de alguns moradores. Por isso, estamos trabalhando para reverte essa situação. O apoio da comunidade é fundamental”, relata Mendonça.

Os pontos que apresentam alguma forma de desperdício podem ser relatados pelos consumidores por meio do número 99946-5996 ou se dirigindo à sede representação do Depasa, que fica na região central de Acrelândia.

Mais investimentos - O reservatório da Estação de Tratamento de Água (ETA) do município passa pelo aprofundamento de seu leito para aumentar a sua capacidade de armazenar água, que saltará de 2,8 para uma medida superior a 5 metros de profundidade. “A cidade também vai dispor de uma nova adutora. Ela levará água do reservatório até a nova central de tratamento que já está na sua fase conclusiva, a qual aumentará a produtividade de 30 para 45 litros por segundo”, informa do diretor de operações do Depasa, David Bussons.

No total, a gestão do governador Tião Viana tem investido mais de R$ 4 milhões na melhoria de todo o sistema de abastecimento de Acrelândia, por meio da parceria com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa).  

 

 

[Assessoria]




Compartilhar