Mulher Cidadã será realizado nesta sexta e sábado em Tarauacá

Levar atendimentos de saúde e cidadania a quem mora no interior do Acre é um dos objetivos do Programa Mulher Cidadã, que, juntamente com o Saúde Itinerante, realiza sua 29ª edição nesta sexta-feira, 18, e sábado, 19, na Escola de Ensino Fundamental João Ribeiro, em Tarauacá. Os atendimentos de saúde, conscientização, orientação jurídica e empreendedorismo, beleza e cultura serão oferecidos nos dois dias, das 8 às 17 horas.

O Mulher Cidadã é executado pelo gabinete da vice-governadora Nazareth Araújo. “O Mulher Cidadã tem o poder de levar alegria e melhoria de vida a quem mais precisa. As edições são pensadas e organizadas com muito carinho, para que possamos oferecer atendimentos diferenciados às crianças, jovens, mulheres e idosos”, disse a vice-governadora.

Por meio dos atendimentos, é possível dialogar sobre violência pública, drogas e suas consequências, sexualidade e gravidez não planejada na adolescência, paternidade, necessidade da vacinação contra o HPV e outras doenças, importância do pré-natal, dos riscos da gravidez na adolescência, planejamento familiar, entre outros.

Nesta edição, serão ofertadas consultas de clínica-geral, ginecologia/obstetrícia, pediatria e psiquiatria, bem como exames Preventivo do Câncer de Colo de Útero (PCCU), eletrocardiograma e endoscopia.

Nos atendimentos voltados à orientação jurídica, haverá esclarecimentos e encaminhamentos sobre ações de paternidade, alimento e divórcio, retificação de registro de nascimento, emissão de registro civil de nascimento, de carteira de identidade, inclusão e atualização ou transferência de famílias no Cadastro Único.

Estão como parceiros do programa instituições governamentais e não governamentais, Defensoria Pública, Ministério Público, Incra, Corpo de Bombeiros, Sebrae/AC e outros órgãos e entidades.

 

 

Agência


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.