O Rio Branco

Hoje é 25 de Maio de 2016

Acre

Rio Branco sedia encontro de gestores de assistência social da Amazônia

17 de Maio de 2017 às 10:49:33

A capital acreana sediará pela 1ª vez em sua história um dos maiores encontros de gestores de assistência social do país. O Encontro Regional Norte de Gestores Municipais de Assistência Social reunirá representantes de toda a região Amazônica nos dias 18 e 19 de maio, no Hotel Resort (Estrada da Floresta, 5000, Floresta Sul). “É um momento muito importante para a assistência social da região. Esse encontro era para acontecer em outras capitais, mas o prefeito Marcus Alexandre se esforçou para realiza-lo em Rio Branco”, explicou Dora Araújo, secretária de Cidadania e Assistência Social de Rio Branco e presidente do Colegiado Estadual de Gestores Municipais da Assistência Social (COEGEMAS/ACRE).

O tema do encontro é O Plano Decenal de Assistência Social: Compromisso na Defesa dos Direitos e a Efetivação do SUAS. Profissionais e ativistas da área de assistência social da região norte estarão presentes para discutir o Plano Decenal e o Sistema Único de Assistência Social objetivando o aprimoramento no trabalho de execução das políticas públicas da Assistência Social.

Entre outros, as mesas redondas do encontro irão debater subtemas como “Novo Regimento Fiscal, a Efetivação dos Pactos Federativos no Contexto do Plano Decenal 2016/2026 e as Implicações para a Política de Assistência Social no Brasil”, além da proteção social de média e alta complexidade.

Esse encontro é preparatório à reunião do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (CONGEMAS), previsto para acontecer no Estado da Bahia. O CONGEMAS é uma associação civil para representar os municípios brasileiros junto ao Governo Federal, especialmente junto ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, e aos governos estaduais, para fortalecer a representação municipal nos conselhos e demais fóruns de assistência social. “Esperamos cerca de 500 pessoas no encontro em Rio Branco”, disse Dora Araújo, lembrando que foi criado um hotsite para informações e inscrições: https://www.sympla.com.br/mini-cursos-coegemas-acre-2017__135381.

 

Veja a programação oficial do CONGEMAS NORTE:

DIA 18 DE MAIO

7h – Credenciamento

9h – Abertura oficial

10h – 1º Painel: O Plano Decenal de Assistência Social: Compromisso na Defesa dos Direitos e a Efetivação dos SUAS.

11h30min – Debate

12h – Almoço

14h – Grupos de trabalho: Avanços e Desafios para as gestões municipais, na perspectiva da garantia dos direitos socioassistenciais e efetivação do SUAS.

17h30min – Coffee Break

18h30min – Encerramento

 

DIA 19 DE MAIO

9h – Mesa Redonda: “O Novo Regimento Fiscal, a Efetivação dos Pactos Federativos no Contexto do Plano Decenal 2016/2026 e as Implicações para a Política de Assistência Social no Brasil”.

10h30min – Execução Orçamentária e Financeira

12h – Almoço

14h– MINI CURSOS:

I – GESTÃO DO SUAS (Apresentação sobre os instrumentos de gestão, REDE SUAS, Plano Plurianual de Assistência Social, Vigilância Socioassistencial e Pacto de Aprimoramento da Gestão);

II – PROTEÇÃO SOCIAL BÁSICA – PSB (marcos conceituais, objetivos, trabalho social com famílias e os serviços, programas e benefícios da PSB);

III – PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL DE MÉDIA e ALTA COMPLEXIDADE – (marcos conceituais, objetivos, trabalho social com famílias, os serviços e a regionalização dos serviços da PSEMC e PSEAC);

IV – CADASTRO ÚNICO e os PROGRAMAS DE TRANSFERÊNCIA DE RENDA – PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA E BPC (Normativas do CADÚNICO, PBF e BPC, operacionalização do BPC a partir da atual legislação e as possibilidades do banco de dados e as ferramentas tecnológicas para a definição e priorização das políticas públicas para o atendimento das famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica;

V – PRIMEIRA INFÂNCIA NO SUAS.

18h30min – Solenidade Oficial de Encerramento.

 

Asscom




Compartilhar