MP abre inquérito para investigar improbidade da não utilização de verba para o Hospital de Sena Madureira

Por Wanglézio Braga

O promotor de Justiça do Ministério Público do Acre (MPAC), Fernando Terra, publicou hoje (16) no Diário Eletrônico do MP um despacho que abre Inquérito Civil para apurar possíveis atos de improbidade administrativa decorrente da não utilização de recursos destinados à reforma do Hospital de Sena Madureira, fato este que estaria causando danos à saúde pública municipal.

O processo que iniciou como um procedimento preparatório em 2018 não chegou a ser concluído durante o prazo por “baixo efetivo pessoal para fazer frente não só aos feitos extrajudiciais, mas aos feitos judiciais que tramitam perante a Vara Cível de Sena Madureira”.

Segundo o documento, em 2018, o deputado federal Alan Rick, apresentou denúncia no MP onde demonstrou necessidade de apuração de eventual responsabilidade pela possível prática de improbidade administrativa em face de possível omissão do estado em apresentar documentação necessária para a realização de licitação, com recursos oriundos de emenda parlamentar, voltada à reforma e ampliação da Unidade João Câncio Fernandes, que fica situada no centro de Sena Madureira.

Vale lembrar que a denúncia do parlamentar foi aceita pela promotora à época, Juliana Hoff que pediu, de imediato, explicações do Secretário de Estado de Saúde, também à época, e apresentação da documentação necessária para a realização de licitação voltada à reforma e ampliação da Unidade. 


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.