O Rio Branco

Hoje é 24 de Novembro de 2017

Acre

Tião Viana inaugura Centro Socioeducativo do Alto Acre

14 de Agosto de 2017 às 08:42:50

O Acre está vivendo um marco nas políticas públicas socioeducativas. O governador Tião Viana, na companhia da vice-governadora, Nazareth Araújo, inaugurou na manhã desta sábado, 12, o Centro Socioeducativo (CS) do Alto Acre, em Brasileia. Estiveram presentes parlamentares, demais autoridades e sociedade civil.

Ações nesse sentido, demonstram que o governo está regionalizando o sistema socioeducativo e o aproximando da sociedade fazendo com que jovens que cometeram alguma infração, possam reconstruir suas vidas próximos às suas famílias. Isso, segundo o governador Tião Viana irá resultar em mais dignidade, proximidade, humanidade e a presença do Estado junto ao local onde a infração foi cometida.

“Para nós o importante não é o erro. Nelson Mandela diz que a grande glória da vida não está em nunca errar ou em nunca cair, mas saber levantar toda vez que se cai. Nós como Estado, como instituições, como pais e mães, temos que dar as mãos para que esse jovem possa recomeçar e ajudar a construir um mundo melhor. É isso que o Instituo Socioeduticativo representa no Alto Acre, para nós”, explicou Tião Viana.

O novo centro tem capacidade para acomodar 50 internos. Hoje em todo o Acre são oito centros, sendo quatro deles na capital, um em Sena Madureira, um em Cruzeiro do Sul e um em Feijó – inaugurado no mês passado. Ações nesse sentido, representam o fortalecimento do sistema socioeducativo.

Esta é uma política pública que tem adotado a valorização dos profissionais, investindo na estrutura física das unidades e, com isso, tem firmado parcerias com setores públicos e privados, proporcionando oportunidades de aprendizado e profissionalização visando à ressocialização e a mudança de vida para os adolescentes em cumprimento de medidas.

A vice-governadora destacou que a Constituição prega que o jovem é responsabilidade da família, da sociedade e do Estado. “Ao humanizarmos o atendimento ao jovem que cometeu uma infração, o estamos abraçando e mostrando a ele que é possível trabalharmos a recuperação do erro. Nosso objetivo é oportunizar a esse jovem o convívio salutar para que ele descubra o caminho correto e venha a contribuir para uma sociedade de paz”, disse Nazareth.

O CS do Alto Acre vai promover ações como o projeto Som da Liberdade, além de cursos profissionalizantes e práticas esportivas. As novas unidades buscam ampliar vagas, a fim de evitar problemas relacionados à superlotação. “O Centro Socioeducativo do Alto Acre representa dignidade, qualidade, proximidade da família e dos nossos jovens por acreditarmos que nesse elo, todos de mãos dadas, mudaremos a vida positivamente desses adolescentes”, declarou o diretor-presidente do ISE, Rafael Almeida.

A prefeita de Brasileia, Fernanda Hassem frisou a importância da cidade estar recebendo uma obra tão importante. “Como governo, nossa missão vai além de infraestrutura, mas, acima de tudo, cuidar de vidas e é isso que estamos presenciando hoje. Agradeço ao governador Tião Viana por ter esse olhar carinhoso por Brasileia. Temos desafios, mas temos também a força de vontade de trabalhar em prol da melhoria de vida para a população”.

Som da Liberdade

Atendido pelo Som da Liberdade, em Rio Branco, projeto executado pelo gabinete da Vice Governadoria, o jovem G. S. F, que se apresentou com W. G. F, no evento de inauguração do CS do Alto Acre, falou sobre a importância do projeto em sua vida.

“Hoje, depois de ser um dos beneficiados do Projeto Som da Liberdade e conhecer o poder transformador da música, voltei a sonhar e, pela primeira vez, a planejar o meu futuro: quero ser arquiteto. Não é por que errei que tenho que permanecer no erro. Ações como essas do governo são importantes por permitir nos reintegrar à sociedade. Hoje estou mais tranquilo e feliz e sonhando com um futuro melhor para mim e minha família”, destacou.

Veja o que eles disseram

Jorge Viana – Senador
“Estou feliz em fazer parte dessa história, de um governo que ao longo de sua história tem se preocupado com as pessoas, com o social e em oferecer qualidade de vida para quem mais precisa. Estamos vivendo tempos da valorização, da defesa e da proteção do adolescente”.

Marcus Alexandre – Prefeito de Rio Branco
“A importância da família no acompanhamento do processo de medidas socioeducativas é de extrema importância. As famílias é um espaço de fortalecimento e, ao trazer o CS Alto Acre para Brasileia todos passam a ser responsáveis por esses jovens que precisam de toda uma atenção para mudarem e melhorarem de vida”.

Ney Amorim – Deputado Estadual
“A família juntamente com o Estado e a sociedade civil passa a ser responsáveis a garantir os direitos fundamentais das crianças e adolescentes. O Estado está fazendo sua parte e todos precisam ajudar e colaborar para as boas mudanças e atitudes de acolhimento”.

Raimundo Angelim – Deputado Federal
“O Acre, ao contrário de outros estados, tem desenvolvido um excelente trabalho de promover ações sociais acompanhadas de educação e cultura. Parabéns ao governo que tem levado suas ações para perto da comunidade. Trata-se de um governo humanista que está preocupado com o ser humano”.




Compartilhar