O Rio Branco

Hoje é 13 de Novembro de 2018

Acre

A solenidade ocorreu em Cruzeiro do Sul e contou com a presença dos prefeitos parceiros no trabalho de controle da doença

10 de Julho de 2018 às 09:03:27

O governador Tião Viana realizou a entrega de 22 motos e nove caminhonetes e equipamentos para o combate à malária na região do Juruá na manhã desta segunda-feira, 8. A solenidade ocorreu em Cruzeiro do Sul e contou com a presença dos prefeitos parceiros no trabalho de controle da doença.

O trabalho coordenado pelo governo do Estado, em parceria com os poderes municipais, já conseguiu ter como resultado a diminuição da malária em 44%, em comparação com o mesmo período do ano passado.

“Demos um passo de vitória porque reduzimos os casos de malária em 44% e agora temos essa entrega que representa mais de R$ 2,9 milhões com 22 motos, nove veículos e os equipamentos de apoio como os motores, geradores, para que os agentes possam trabalhar com tranquilidade. O combate à malária exige união e esforço. A malária é uma doença que ainda mata, no mundo, 500 mil pessoas por ano. Aqui, estamos na luta contra essa doença”, declarou Tião Viana.

A união no combate à endemia também foi destacada pelo prefeito de Cruzeiro do Sul, Ilderlei Cordeiro como algo fundamental. “Quando tem união entre governo Federal e governo estadual as reduções acontecem. Quero parabenizar o governador que tem nos apoiado com combustível, equipamentos e agora está entregando para a cidade de Cruzeiro do Sul três caminhonetes e 10 motos. Isso ajuda muito porque conseguimos levar as equipes nos locais em que estão com maior registro da endemia”, destacou o gestor municipal.

O investimento do governo do Estado, com apoio da União, é de cerca de R$ 3 milhões, resultado do empenho de Tião Viana em buscar o diálogo com o Ministério da Saúde e prefeituras, que são as responsáveis pelo combate à malária. A próxima etapa desta conquista, será a entrega de 20 mil mosquiteiros impregnados com agente inseticida, que torna ainda mais eficaz o controle dessa doença tropical.

O secretário de Saúde do Estado, Rui Arruda, lembrou que a região do Juruá apresentava um número alto de casos se comparada as outras regiões do Brasil. Contudo, após a força-tarefa entre as gestões, no último levantamento que foi feito, foi registrada a redução de notificações.

“Conseguimos ter redução dos casos na região, em virtude do trabalho que as equipes vêm fazendo desde o início do ano com as prefeituras, as equipes da Secretaria de Estado de Saúde com o Ministério da Saúde, unidos, contra a malária. A entrega desses veículos e motocicletas é justamente para dar continuidade ao trabalho dos agentes de endemias, para que a gente possa chegar aos locais de difícil acesso para orientar e fazer um trabalho maior, antes do período sazonal, evitando um novo surto”, concluiu Arruda.

 

[Assessoria] 




Compartilhar