O Rio Branco

Hoje é 22 de Outubro de 2017

Acre

Governo reforma e amplia vagas de penitenciária em Senador Guiomard

09 de Outubro de 2017 às 17:00:20

Seguindo o trabalho de reforço do sistema penitenciário de todo o estado, o governo do Acre está ampliando vagas na unidade de Senador Guiomard. O espaço poderá receber 208 novos reeducandos, chegando a um total de mais de 700.

O governador Tião Viana, juntamente com a equipe de segurança, realizou uma visita técnica ao novo bloco, que conta com espaço para o cumprimento da pena de forma digna. “Com este trabalho, garantimos que seja cumprida a pena nos termos que a Justiça determina, com a melhor condição possível”, afirmou o governador.

Martin Hessel, diretor-presidente do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), explicou que o novo espaço vai ajudar a desafogar os presídios de Rio Branco. “Nesta unidade, trabalhamos com os reeducandos que têm bom comportamento e que não tenham vínculo com grupos criminosos”, disse.

Tião Viana informou ainda que estão sendo ampliadas vagas nas penitenciáriass de Sena Madureira e Cruzeiro do Sul,um investimento que totaliza R$ 10 milhões. Há um planejamento ainda de construir mais um presídio estadual entre Xapuri e Brasileia e também um federal, que está sendo decidido em diálogo do governo do Estado com a Presidência da República.

“Em nosso governo, construímos 130 escolas novas e estamos concluindo mais 18. Gostaríamos mesmo de estar fechando presídios e abrindo ainda mais escolas. Mas as raízes da violência passam pelo narcotráfico, que fogem da competência do governo do Estado, pois é questão da União e da produção de drogas em países vizinhos”, comentou Tião Viana.

Educação para reeducandos

Durante a visita, o governador conversou com uma turma de 13 reeducandos que está começando no programa de alfabetização Quero Ler. Ao todo, com aqueles que já estudam no Ensino de Jovens e Adultos (EJA),  são 46 reeducandos contemplados com alguma forma de educação.

“Ao mesmo tempo em que nossas polícias reprimem, nós estamos aqui dando a oportunidade para aqueles que querem se alfabetizar. É um ambiente de busca pelo futuro, para que depois de cumprirem sua pena, tenham uma oportunidade”, afirmou Emylson Farias, secretário de Estado de Segurança.

Tião Viana deixou também uma mensagem de esperança para aqueles que erraram e buscam cumprir suas penas de forma correta. “Quantos de nós vimos o amor de nossas mães? Mas alguns caíram nas armadilhas do crime e das drogas. Espero que possam acreditar em vocês mesmos. Não percam a esperança de recomeçar a vida pelo caminho certo”, disse aos reeducandos.

 

Agência




Compartilhar