O Rio Branco

Hoje é 20 de Agosto de 2018

Acre

Tião Viana anuncia primeira etapa do Hospital de Brasileia para o final de agosto

06 de Agosto de 2018 às 10:16:29

O governador Tião Viana visitou na manhã deste sábado, 4, as obras do Hospital de Brasileia, retomadas após os fim dos entraves burocráticos e que seguem em ritmo intenso. Com grande orgulho, ele aproveitou para anunciar que até o dia 31 de agosto o governo espera entregar a primeira etapa da obra, transferindo todo o funcionamento do Hospital Raimundo Chaar para a nova unidade.

"É uma obra de mais de R$ 80 milhões e agora essa é nossa etapa final. A nossa luta intensa entre o governo, a secretaria de Saúde, a comunidade e as empresas envolvidas é que até o final deste mês a gente já transfira o Hospital Chaar pra cá, para atender na urgência, emergência, observação clínica, no laboratório e com a primeira etapa do Centro Cirúrgico", ressaltou o governador Tião Viana.

Anunciado como um dos maiores hospitais da Amazônia, o novo Hospital de Brasileia está com mais de 90% de sua infraestrutura já concluída em toda sua área de 12 mil metros quadrados e atenderá uma população de mais de 100 mil pessoas em toda a região do Alto Acre, incluindo pacientes dos países das fronteiras do Peru e Bolívia que buscam atendimento pelo SUS.

Ao ser totalmente finalizado, o novo hospital vai disponibilizar 42 leitos, sendo 7 leitos cirúrgicos, 12 leitos clínicos, 11 leitos obstétricos, 3 leitos de pneumologia sanitária e 9 leitos pediátricos. As obras estão com três turnos de trabalho, com até 150 funcionários.

O secretário de Obras Públicas, Átila Pinheiro completa: "Temos várias ações hoje dentro do hospital, desde o fechamento do piso, toda a parte de hidráulica, elétrica. É uma ação muito incisiva para vencermos todos os desafios e entregarmos até o final do mês a primeira etapa do novo Hospital de Brasileia".

Reforço na saúde

Além do Hospital Regional de Brasileia, o governo do Estado prepara a entrega de um pacote de importantes obras para o setor da saúde estadual até dezembro, à exemplo da verticalização do Hospital de Urgências e Emergências de Rio Branco (Huerb), maior porta de entrada para situações de maior gravidade do Acre, atendendo também pacientes de outros estados e até do Peru e da Bolívia.

Outra importante obra prevista para setembro é o Complexo do Instituto de Traumatologia e Ortopedia do Acre (Into), além do Centro de Diagnóstico por Imagem, que já está em funcionamento e contabiliza até agora mais de 143 mil exames de raio x; mais de 15 mil exames de ultrassonografia, 62 mil tomografias computadorizadas e mais de 25,6 mil exames de ressonância magnética, o complexo terá o Centro Especializado em Reabilitação (CER III) e o Lago do Amor para tratamentos de recuperação de pacientes neurológicos e ortopédicos.

O CER III, Centro de Referência Especializado em Reabilitação (visual – oftalmologia, auditiva – otorrinolaringologia, intelectual – neurologia e reabilitação física – fisiatria, ortopedia e neurologia), é um investimento de 5 milhões em obras, além de mais 7 milhões em aquisição de equipamentos e mobiliários.

Já a urbanização do Lago do Amor, área adjacente ao Into, além de se tornar mais uma opção de lazer aos acreanos, vai ajudar no tratamento dos portadores de doenças neurológicas com a hidroterapia, usada na reabilitação física dos pacientes.

 

Assessoria




Compartilhar