Gladson altera nome de Hospital em Brasileia renomeado por Tião Viana

Por Wanglézio Braga

Foi publicado, hoje (05), no Diário Oficial do Estado (DOE) um decreto que altera o nome do Hospital de Brasileia Wildy Viana para Raimundo Chaar. A mudança acontece após muitas reclamações dos moradores da Fronteira depois que o ex-governador do Acre, Tião Viana (PT), resolveu homenagear o seu pai, que foi deputado, com o nome daquela unidade de saúde.

A mudança ocorre ainda devido aos problemas jurídicos que impossibilitava o registro do Sistema de Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde (SCNES). Segundo o decreto assinado pelo governador Gladson Cameli (PP), isso impedia o processamento das produções ambulatoriais e hospitalares no Sistema de Informação Hospital (SIH), ligados ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Gladson considerou que “a ausência do referido cadastro impossibilita a implantação de demais serviços já indicados pela Assembleia Legislativa, como de hemodiálise e serviço de unidade de terapia intensiva” e que “que este ato governamental visa facilitar, em caráter de urgência, o processo de habilitação dos serviços ora indicados no registro CNES do Hospital Raimundo Chaar, com a devida realização da alteração no CNPJ e no SCNES”.